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Type: Tese de Doutorado
Title: Projeto Bambuí: estudo de base populacional comparando a performance do teste do relógio e do miniexame do estado mental (análise de concordância, de correlação e de fatores latentes)
Authors: Cintia Satiko Fuzikawa
First Advisor: Maria Fernanda F de Lima e Costa
First Co-advisor: Maria Elizabeth Uchoa Oliveira Demicheli
First Referee: Érico de Castro e Costa
Second Referee: Fábio Lopes Rocha
Third Referee: Fernando Augusto Proietti
metadata.dc.contributor.referee4: Sandhi Maria Barreto
Abstract: Objetivo: O objetivo desse trabalho foi comparar a performance do Mini-exame do Estado Mental (MEEM) e do teste do relógio (TR) em uma amostra de base populacional de idosos (60 ou mais anos de idade) com baixa escolaridade. O trabalho está apresentado em dois artigos. No primeiro, a correlação e a concordância entre os testes foram avaliadas. No segundo, a estrutura fatorial do MEEM e a associação entre os fatores latentes do MEEM e a pontuação no TR foram investigadas. Métodos: Participaram deste trabalho todos os membros da coorte de base populacional de Bambuí que foram examinados no quarto seguimento da mesma (2001) e que tiveram pontuação em ambos os testes. O TR foi aplicado e pontuado pelo método de Shulman. A correlação entre o MEEM e o TR na amostra total e de acordo com sexo, idade e escolaridade foi estimada pelo coeficiente de correlação de Spearman e a concordância foi avaliada usandoanálise ROC (receiver operating characteristic). Foi realizada uma análise fatorial exploratória baseada na matriz de correlação tetracórica de 28 itens do MEEM e usando o método dos mínimos quadrados não-ponderados como estimador. A associação entre osfatores latentes do MEEM e a pontuação no TR foi avaliada usando regressão logística ordinal generalizada, e ajustada por sexo, idade e escolaridade. Resultados: 1118 e 1113 indivíduos foram avaliados para o primeiro e segundo artigos, respectivamente. A média de idade foi 72,4 anos, 61,6% eram mulheres e cerca de 61% dos participantes possuíam menos de 4 anos de escolaridade. A correlação entre o MEEM e o TR foi moderada (coeficiente de correlação de Spearman=0,64) e não foram encontradas diferenças de acordo com sexo, idade e escolaridade. Para o ponto de corte 3/4 do TR, a área abaixo da curva ROC foi 0,815 e a concordância mais elevada (75,1%) foi encontrada usando o ponto de corte 27/28 do MEEM. Indivíduos que tiveram bom desempenho no TR, em geral também se saíram bem no MEEM, enquanto os MEEM correspondentes a TR com pontuaçãobaixa tiveram ampla faixa de variação. A análise fatorial exploratória do MEEM resultou numa solução de quatro fatores: concentração, memória, nomeação e um fator abrangendo linguagem, praxia e orientação. A pontuação no TR foi associada ao fator latente concentração do MEEM para TR com escore zero, apresentou forte associação com o fatorlinguagem, praxia e orientação e não foi significativamente associada aos fatores memória e nomeação. Conclusões: Uma possível explicação para a correlação moderada encontrada entre essestestes pode ser o padrão de associação entre a pontuação do TR e os fatores latentes do MEEM. A forte associação entre a pontuação do TR e o fator latente linguagem, praxia e orientação do MEEM apóia o uso do TR como um teste rápido que avalia diversas funções cognitivas. Quando o tempo para rastreamento de déficit cognitivo for restrito, poder-se-ia considerar a possibilidade de aplicar o TR e de estender a avaliação cognitiva, se uma pontuação baixa for obtida.
Abstract: Objective: The aim of this study was to compare the performance of the Mini-mental State Examination (MMSE) and clock drawing test (CDT) in a population-based sample of elderly subjects (60 or more years of age) with low schooling level. It is presented in two articles. In the first, correlation and agreement between these tests were evaluated. In the second, MMSE factor structure and the association of MMSE latent factors with CDT scores were investigated. Methods: All members of the population-based cohort of Bambuí that were examined in the fourth follow-up (2001) and had scores on both tests were included in the present study. CDT was administered and scored by the Shulman method. Correlation between the MMSE and CDT for the total sample and according to gender, age and schooling level was estimated bySpearmans correlation coefficient and agreement was evaluated using receiver operating characteristic (ROC) analysis. An exploratory factor analysis based on the tetrachoric correlation matrix of 28 MMSE items was undertaken with unweighted least squares as the estimator. Association between MMSE latent factors and CDT scores was assessed using generalized ordered logistic regression and adjusted by gender, age and schooling level. Results: 1118 and 1113 subjects were evaluated for the first and second articles, respectively. Mean subject age was 72.4 years, 61.6% were women and about 61% of participants had less than 4 years of schooling. Correlation between the MMSE and CDT was moderate (Spearmans correlation coefficient=0.64) and no difference was found according to gender, age or schooling level. For CDT cut-off 3/4, the area under the ROC curve was 0.815 and thehighest agreement (75.1%) was found using MMSE cut-off 27/28. Subjects who performed well on the CDT could be expected to obtain high scores on the MMSE whereas CDTs with low scores had a wide range of corresponding MMSE scores. The MMSE exploratory factoranalysis yielded a four-factor solution: concentration, memory, naming and a factor comprising language, praxis and orientation. CDT scores were associated with the MMSE concentration latent factor for CDTs scored zero, strongly associated with the language, praxis and orientation latent factor for all CDT scores and not significantly associated with thememory and naming factors. Conclusions: A possible explanation for the moderate correlation found between these tests may be the pattern of association between CDT scores and MMSE latent factors. The strongassociation between CDT scores and MMSE language, praxis and orientation latent factor supports the use of the CDT as a brief test that evaluates several cognitive domains. When time for cognitive screening is limited, one could consider the possibility of administering theCDT and extending cognitive evaluation if a low score was obtained.SUMÁRIO
Subject: Estatísticas não parametricas
Idoso
Entrevista psiquiátrica padronizada
Saúde pública
Memória
Transtornos cognitivos/epidemiologia
Questionários
Análise fatorial
Epidemiologia
Idoso de 80 anos ou mais
Escolaridade
Triagem
Levantamentos epidemiológicos
Testes neuropsicológicos
Meia idade
Cognição
Testes de inteligência
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-779MV9
Issue Date: 21-Aug-2007
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