Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-78JMWL
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação da qualidade de vida pelos instrumentos SF-36 e Perfil de Saúde de Nottingham em pacientes submetidos à operação de Capella por via laparotômica
Autor(es): Ivan Rene Viana Omonte
Primeiro Orientador: Paulo Roberto Savassi Rocha
Primeiro membro da banca : Luci Fuscaldi Teixeira Salmela
Segundo membro da banca: Carlos Alberto Malheiros
Resumo: Introdução: A obesidade resulta em diminuição do estado de saúde e apresenta elevação de sua prevalência mundial, tornando-se problema de saúde pública em diversos países. Dados nacionais demonstraram a mesma tendência em nosso país. A cirurgia bariátrica tem proporcionado perda de peso substancial e duradoura, com aumento da longevidade. A crescente prevalência da obesidade associada à elevação da popularidade do tratamento cirúrgico tem contribuído para o crescimento do número de procedimentos realizados. Objetivo: Avaliar o impacto da operação de Capella, por via laparotômica, na qualidade de vida de pacientes obesos utilizando os instrumentos SF-36 e Perfil deSaúde de Nottingham, um e dois anos após o procedimento cirúrgico.Casuística e Método: Setenta e sete pacientes consecutivos, 59 (76,60%) do gênero feminino, submetidos à operação de bypass gástrico em Y de Roux por laparotomia (técnica de Capella), entre maio de 2002 e julho de 2002, foram avaliados pelos questionários SF-36 e Perfil de Saúde de Nottingham. Essa avaliação foi realizadaantes da operação e um e dois anos após a mesma. A média de idade foi 39,08 ± 10,30 anos (18 a 64 anos). A média de índice de massa corporal no pré-operatório foi de 44,74 ± 6,72 kg/m². Um ano e dois anos após a operação, as médias de índice de massa corporal foram respectivamente de 29,35 ± 5,05 kg/m² e 26,88 ± 4,27 kg/m². Maiorescore do SF-36 implicou melhor saúde e baixo índice implicou pior saúde. Por outro lado, menor escore do Perfil de Saúde de Nottingham implicou melhor saúde e maior escore implicou pior saúde.Resultados: Antes da operação, todas as escalas do SF-36 foram baixas, enquanto todos os índices do Perfil de Saúde de Nottingham foram altos. Piores escores foram observados, no pré-operatório, em aspectos físicos/SF-36 (35,71) e energia/PSN (60,60). Houve melhora significante em todos esses aspectos após tratamento cirúrgico. Todas as escalas foram melhores com um ano de seguimento. Essa tendência foi observada também aos dois anos de seguimento.Conclusão: Ocorre melhora na qualidade de vida, no pós-operatório da operação de Capella por via laparotômica, em todas as escalas dos instrumentos SF-36 e Perfil de Saúde de Nottingham, independentemente do tempo de avaliação (um ou dois anos).
Assunto: Derivação gástrica/estatística & dados numéricos
Gastroenterologia
Laparotomia
Qualidade de vida
Indicadores básicos de saúde
Perda de peso
Questionários
Estômago/cirurgia
Obesidade/cirurgia
Intestinos/cirurgia
Cirurgia bariátrica
Resultado de tratamento
Adulto
Meia idade
Período pós-operatório
Derivação gástrica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-78JMWL
Data do documento: 19-Set-2007
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ivan_rene_viana_omonte.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.