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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Avaliação da produção científica dos egressos, bolsistas e não bolsistas deiniciação científica, do curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, de 1994 a 1999, pelo currículo lattes
Autor(es): Jacy Bastos Gorgens
Primeiro Orientador: Joel Alves Lamounier
Primeiro Coorientador: Mario Jorge Barreto Viegas Castro
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
Primeiro membro da banca : Edmund Chada Baracat
Segundo membro da banca: Mário Dias Correa Júnior
Terceiro membro da banca: Claudia Ramos de Carvalho Ferreira
Quarto membro da banca: Agnaldo Lopes da Silva Filho
Resumo: Introdução: o impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (BIC) na ciência brasileira tem sido objeto de poucos estudos, principalmente na área da saúde, que parece se comportar de maneira diversa das outras áreas do conhecimento. O conhecimento da ação dessas bolsas nos cursos da graduação e na vida profissional e científica do egresso pode contribuir sobremaneira para a otimização dos fomentos disponibilizados e para a identificação de fatoresfacilitadores e entraves à boa utilização desses incentivos. Objetivo: determinar qual a influência da bolsa de iniciação científica na produção científica dos egressos do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Metodologia: concluintes com currículo Lattes da lista de formandos de 1994 a 1999 do curso de Medicina da UFMG, caracterizados de acordo com a bolsa de iniciação científica. As informações obtidas por meio do currículo Lattes foram disponibilizadas em um banco de dados, tendo como variáveis delineadas: idade, gênero, existência e duração da bolsa de iniciaçãocientífica, número de graduações, publicações de artigos em textos completos e em resumos, livros, capítulos de livros e outros trabalhos e trabalhos em eventos. Resultados: do total de 1.931 formandos da graduação do curso de Medicina da UFMG de 1994 a 1999, foram localizados 132 currículos Lattes, sendo 52 de exbolsistas e 80 de não bolsistas de iniciação científica. Foram concedidas 437 bolsas de iniciação científica a 321 alunos, perfazendo 16,6% do total de alunosno período estudado. Do total de 1.931 formandos, 1.090 (56,5%) eram do gênero masculino e 841 (43,5%) eram mulheres, das quais 19,1% tiveram BIC contra 14,7% dos homens. A média da produção de artigos, textos completos e resumos indexados no Qualis Internacional e Nacional, categorias A, B e C, dos exbolsistas de IC não se diferenciou estatisticamente daquela dos não bolsistas. O mesmo se pode dizer da média da produção de artigos e resumos não passíveis de classificação pelo Sistema Qualis. A produção de capítulos de livros diferenciou-se estatisticamente a favor dos não bolsistas de IC. Dos que possuemcurrículo Lattes, 97,7% cursaram pelo menos um tipo de pós-graduação. Conclusão: houve associação positiva entre a bolsa de iniciação científica e a elaboração do currículo Lattes. As mulheres recebem significativamente maior número de bolsa de iniciação cientifica que os homens. A produção de artigos em textos completos e resumos não se diferenciou entre os dois grupos estudados. A média da produção de capítulos de livros foi significativamente maior no grupodos não bolsistas de iniciação científica.
Abstract: Introduction: The role of the scientific introductory scholarship on the Brazilian science is not fully investigated, mainly at the health area. The identification of the influence of this scholarship during the undergraduated courses on the further profissional and on scientific life of the students will contribute to the optimal utilization of funds and better outcome of results. Objective: This study aims to determine the association of the introductory scholarship to scientific production inthe medical course at the Federal University of Minas Gerais, in Belo Horizonte, between 1994 and 1999. Subjects and Methods: All graduated students from the course of Medicine with Lattes curriculum were allocated in a basic data. The various data were catched up from the Lattes Plataforma at CNPq site such postgraduation as age, gender, scientific production classified under Qualis System, postgraduation and research group. Results: Among the 1931 students, 132 Lattes curricula were detected, from which 52 were from students who had scientific introductory scholarship and 80 from students who had none. It wasgiven 437 scholarships to 321 students, with a percentual of 16,6% from the total of graduated in the analysed period. From the total of 1931 students, 1090 (56,5%) were male and 841( 43,5%) were female. Between the females 19,1% had scientific introductory scholaship and 14,7% males did have it. The mean of articles complete texts and abstracts classified as International and National Qualis A, B and C produced by undergratuated/alumni with scholarship were not different from that one produced by undergraduated/alumni without it. The meannumber of articles not classified by Qualis was not different between the two groups. The production of books were not comparable and that of books chapters was significantly greater in the group of no scientific introductory scholarship undergraduated/alumni. There was a negative association between the group of scholarship undergraduated/alumni and bookschapter. Conclusions: There was a significant positive association between the scientific introductory scholarship and Lattes curriculum. There were significant gender association betweenscientific introductory scholarship and the female students, although men were predominant at the medical undergraduation course. There was no significant difference at the means comparation between the scientific production indexed as International and National Qualis from the two analysed groups. The production of books chapter was statistically different in favor to undergraduates/alumni who had no scientific introductory scholarship.
Assunto: Estudantes de medicina
Bolsas e estágios
Educação médica
Ginecologia
Escolas médicas
Bolsa periodontal
Universidades
Comunicação e divulgação científica
Currículo
Avaliação educacional
UFMG
Obstetrícia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7FPGCF
Data do documento: 20-Dez-2007
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