Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7K7GMV
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Impacto da implantação do sistema de gestão da qualidade em hospitais acreditados com excelência pelo Sistema Brasileiro de Acreditação ONA.
Autor(es): Lismar Isis Campos
primer Tutor: Fábio Leite Gastal
primer Co-tutor: Renato Camargos Couto
Resumen: Este trabalho é um estudo observacional descritivo, quantitativo e qualitativo de uma tendência periódica de desempenho de organizações hospitalares que implementaram os requisitos do Sistema Brasileiro de Acreditação nos níveis 1, 2 e 3. A amostra de conveniência envolveu quatro hospitais. Neste trabalho é descrito o perfil destas organizações, o histórico da excelência, a experiência anterior com sistema(s) de qualidade, cronologia e fatos mais importantes. Foram comparadas as mudanças ocorridas nos hospitais ao longo do processo deimplementação da Acreditação, considerando três períodos: a data de início do processo de Acreditação, a data em que o hospital recebeu o título de acreditado pela ONA e o ano de 2006. As variáveis utilizadas para avaliar a melhoria de desempenho das organizações emdecorrência do processo de Acreditação foram: internações; internações em leitos cirúrgicos; internações em leitos críticos; satisfação do cliente externo; satisfação do cliente interno; absenteísmo; rotatividade de recursos humanos; capacitação de funcionários/colaboradores(treinamento); despesas operacionais: medicamentos, material médico hospitalar, funcionários/colaboradores, contratos de prestação de serviços; lucro operacional (receita/ebitda); número de funcionários/colaboradores: contratados, terceirizados, autônomose número de leitos. A base da escolha foi a correlação com o Balanced Scorecard, de acordo com as perspectivas Financeira, Cliente, Interna e Aprendizado e Crescimento. O estudo demonstrou que os hospitais em questão apresentaram, em comum, resultados com tendência favorável ao longo do período para as variáveis ebtida, satisfação do cliente externo e satisfação do cliente interno. As demais variáveis, entretanto, tiveram oscilação favorável ou desfavorável entre os hospitais. Não houve tendência favorável para as variáveis percentual dedespesas com funcionários/colaboradores: contratados ou terceirizados, e percentual de despesas com materiais médico-hospitalares. Esses hospitais ainda assim, apresentaramíndices melhores que a média brasileira da região Sudeste.Houve melhoria no desempenho das organizações concomitantemente ao processo de Acreditação ONA. O estudo sugere a possibilidade do método de gestão, definido nos requisitos desse processo, contribuir para a melhoria do desempenho dos resultadoshospitalares.
Abstract: Este trabalho é um estudo observacional descritivo, quantitativo e qualitativo de uma tendência periódica de desempenho de organizações hospitalares que implementaram os requisitos do Sistema Brasileiro de Acreditação nos níveis 1, 2 e 3. A amostra de conveniência envolveu quatro hospitais. Neste trabalho é descrito o perfil destas organizações, o histórico da excelência, a experiência anterior com sistema(s) de qualidade, cronologia e fatos mais importantes. Foram comparadas as mudanças ocorridas nos hospitais ao longo do processo de implementação da Acreditação, considerando três períodos: a data de início do processo de Acreditação, a data em que o hospital recebeu o título de acreditado pela ONA e o ano de 2006. As variáveis utilizadas para avaliar a melhoria de desempenho das organizações em decorrência do processo de Acreditação foram: internações; internações em leitos cirúrgicos; internações em leitos críticos; satisfação do cliente externo; satisfação do cliente interno; absenteísmo; rotatividade de recursos humanos; capacitação de funcionários/colaboradores (treinamento); despesas operacionais: medicamentos, material médico hospitalar, funcionários/colaboradores, contratos de prestação de serviços; lucro operacional (receita/ebitda); número de funcionários/colaboradores: contratados, terceirizados, autônomos e número de leitos. A base da escolha foi a correlação com o Balanced Scorecard, de acordo com as perspectivas Financeira, Cliente, Interna e Aprendizado e Crescimento. O estudo demonstrou que os hospitais em questão apresentaram, em comum, resultados com tendência favorável ao longo do período para as variáveis ebtida, satisfação do cliente externo e satisfação do cliente interno. As demais variáveis, entretanto, tiveram oscilação favorável ou desfavorável entre os hospitais. Não houve tendência favorável para as variáveis percentual de despesas com funcionários/colaboradores: contratados ou terceirizados, e percentual de despesas com materiais médico-hospitalares. Esses hospitais ainda assim, apresentaram índices melhores que a média brasileira da região Sudeste. Houve melhoria no desempenho das organizações concomitantemente ao processo de Acreditação ONA. O estudo sugere a possibilidade do método de gestão, definido nos requisitos desse processo, contribuir para a melhoria do desempenho dos resultadoshospitalares.
Asunto: Fatores epidemiológicos
Administração hospitalar/normas
Benchmarking
Acreditação
Indicadores de gestão
Estudos observacionais
Epidemiologia descritiva
Administração hospitalar/métodos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7K7GMV
Fecha del documento: 16-abr-2008
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
reda__o__projeto.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.