Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7KDMNT
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Fatores intervenientes na segurança do trabalho de abatimentomecanizado de rochas instáveis em uma mina subterrânea de ouro
Authors: Mario Parreiras de Faria
First Advisor: Ada Avila Assuncao
First Referee: Carlos Machado de Freitas
Second Referee: Claudio Scliar
Abstract: A operação de derrubar rochas instáveis, ou abatimento de chocos, em minas subterrâneas constitui uma das atividades mais árduas e perigosas em mineração de subsolo. Nos últimos anos, a introdução de tecnologia de abatimento mecanizado de rochas, por meio de equipamento denominado scaler, permite, em minas dotadas de galerias mais amplas, aumentar a produtividade e conferir maior segurança e conforto aos trabalhadores envolvidos na operação. O objetivo desta pesquisa foi explicitar as vantagens e limitações da introdução de scaler em mineração subterrânea de ouro e os constrangimentos, dificuldades e estratégias utilizadas pelos operadores do equipamento. Realizou-se uma pesquisa, com abordagem qualitativa, combinando análise documental e entrevistas. Foram realizadas entrevistas centradas com grupo de seis trabalhadores, entre eles três operadores de scaler, um auxiliar e dois trabalhadores encarregados de abatimento manual de chocos. A pesquisa foi realizada em uma mina subterrânea de minério de ouro no Estado de Minas Gerais, responsável por 19,6% da produção nacional de ouro no ano de 2005. A produção opera até o nível localizado a uma profundidade de 800 metros da superfície e conta com 840 empregados diretos, trabalhando em três turnos ininterruptos de revezamento. Viu-se que a tarefa de abatimento de rochas instáveis com o uso de equipamentos mecanizados reduz os esforços físicos e as condições de risco de acidentes com queda de rochas, os quais, entretanto, não são completamente eliminados, devido aos fatores ligados às condições ambientais em que o trabalho é realizado e às variabilidades do maciço rochoso. Os trabalhadores estão expostos a ruído, poeira mineral e temperaturas elevadas, cansaço físico e estresse psíquico, além do risco de graves acidentes. O modelo específico de cada equipamento e sua forma de manutenção influenciam negativamente nas condições de trabalho e nos resultados das operações. Conclui-se que a introdução do scaler trouxe benefícios para a segurança e minimizou o esforço físico necessário na tarefa de abatimento de chocos. No entanto, não eliminou o risco da ocorrência de acidentes e a exposição dos trabalhadores a fatores ambientais nocivos, e gerou novas dificuldades e constrangimentos na realização da tarefa. Fatores organizacionais e a concepção do equipamento agravam a situação, uma vez que não levam em conta as características físicas e psicológicas dos operadores e a gestão implicada na atividade. Propõe-se um olhar contínuo, sob uma perspectiva de segurança sistêmica e de prevenção de acidentes, para identificar as relações entre os diferentes níveis gerenciais e operacionais do sistema macrotécnico, dentro de um arcabouço normativo legal. Discute-se a importância da valorização das relações sociais durante a introdução de novas tecnologias, na busca da redução de acidentes e para possibilitar a identificação de novas situações de risco.
Abstract: Mortality rates due to work-related accidents are high in the mining industry. Operators identify unstable or loose rocks before starting work, to increase mine safety. These operators work under high risk conditions. The introduction of a scaler device has aimed at controlling exposure to risk during scaling of loose rock activities. The purpose of this study was to identify intervening factors related to safety at work in an underground mine. A qualitative approach was used, combining document analysis and interviews of six workers done in four collective sessions. These individuals work in an underground mine that extracted 19.6% of the Brazilian gold production in 2005. The company operates an 800-meter deep mine; it employs 840 workers. Introduction of the scaler yielded safety benefits and minimized the required physical effort for scaling loose rocks. It did not, however, eliminate the risk of accidents and exposure to harmful environmental factors. Organizational issues and equipment-related concepts worsened the situation by not taking into account the physical and psychological aspects of operators, as well as their implied management of this activity. Closeness to the work itself and validation of worker memory and knowledge about accident risk management may be beneficial for prevention policies.
Subject: Saúde pública
Minas subterrâneas
Saúde do trabalhador
Riscos ocupacionais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7KDMNT
Issue Date: 25-Feb-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
m_rio_parreiras_de_faria.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.