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dc.contributor.advisor1Maria Candida Ferrarez Bouzada Vianapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Luciana Macedo de Resendept_BR
dc.contributor.referee1Luciana Macedo de Resendept_BR
dc.contributor.referee2Sirley Alves da Silva Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee3Lucia Maria Horta de Figueiredo Goulartpt_BR
dc.creatorFernanda Alves Botelhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T23:08:45Z-
dc.date.available2019-08-10T23:08:45Z-
dc.date.issued2009-03-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECJS-7SVHJJ-
dc.description.abstractBackground: hearing loss may start before the acquisition of language and harm its development, in addition to influencing cognitive and social function. Objective: to assess the prevalence of hearing loss in newborns with risk indicators born and followed in the Hospital das Clinicas da UFMG from June 2006 to July 2008. To correlate the possible variables related to hearing loss. Methods: we evaluated 188 newborns and collected the data from the patient history through interviews with the parents and review of medical records. The Evoked Otoacoustic Emissions by Distortion Product was examined hearing behavior observed. When changes occurred since the first examination the test was repeated at the next pediatric consultation. In cases where the changes persisted, the child was referred for evaluation of the external and middle ear through the acoustic impedance, and when necessary to medical evaluate. It was reviewed after medical intervention. Thosethat had not shown conductive change were evaluated through the Brainstem Auditory Evoked Potential. Results: Among the 188 children evaluated, two (1.1%) were excluded because the results could not be determined by the end of data collection. 174 (92.6%) showed audiological assessment scores within the normal range.We found 12 children with hearing impairment, which represents 6.3% of the population studied, and in 3 these the deficit were retro cochlear. It was found that the unilateral hearing impairment occurred in 2 children and in 10 the deficit was bilateral. Conclusion: It is known that the hearingscreening programs in Brazil are poor. In order to raise awareness of the impact of deafness on child development further studies are necessary to promote change of the high prevalence of hearing loss.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: a perda auditiva pode ter início antes da aquisição da linguagem e prejudicar o seu desenvolvimento, além de influir nas funções cognitivas e sociais. Objetivo: verificar a prevalência da deficiência auditiva em neonatos com indicadores de risco, nascidos e acompanhados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no período de junho de 2006 a julho de 2008, e correlacionar as possíveis variáveis apresentadas relacionadas à deficiência auditiva. Métodos: foram avaliados 188 recém-nascidos e coletaram-se os dados da anamnese a partir de entrevista com oresponsável e de consulta ao prontuário médico. Realizou-se o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de Distorção e a observação do comportamento auditivo. Quando ocorreram alterações no primeiro exame, o teste foi repetido na próxima consulta pediátrica. Nos casos em que persistiram as alterações, a criança foi encaminhadapara avaliação da condição da orelha externa e média por meio da imitanciometria e, quando necessário, para avaliação otorrinolaringológica. Aquelas que não apresentavam alteração condutiva foram encaminhadas para avaliação diagnóstica pelo Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico. Resultados: entre as 188 crianças avaliadas, duas (1,1%) foram excluídas, pois tiveram o resultado audiológico indeterminado até o final da coleta de dados; 174 (92,6%) apresentaram resultados nas avaliações audiológicas dentrodos padrões de normalidade. Encontraram-se 12 crianças com alterações auditivas, o que representou 6,3% da população estudada, sendo que em três delas o déficit foi retrococlear. Verificou-se que a alteração auditiva unilateral ocorreu em duas crianças e em 10 o déficitfoi bilateral. Conclusões: sabe-se que são precários os programas de triagem auditiva no Brasil. Estudos que levantem a questão sobre os impactos causados pela surdez, as consequências para desenvolvimento infantil e a alta prevalência, como constatado nestetrabalho, podem favorecer a mudança do quadro atual.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAudiologiapt_BR
dc.subjectAudição Perda auditiva Indicador de risco Triagem Neonatal ept_BR
dc.subject.otherBrasilpt_BR
dc.subject.otherAvaliação da deficiênciapt_BR
dc.subject.otherPerda auditiva/epidemiologiapt_BR
dc.subject.otherAudiologiapt_BR
dc.subject.otherTriagem neonatalpt_BR
dc.subject.otherAudiçãopt_BR
dc.subject.otherClínica médicapt_BR
dc.subject.otherRecém-nascidopt_BR
dc.titlePrevalência de perda auditiva em bebês de alto riscopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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