Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-84SJY6
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Analise da resposta inflamatória utilizando bomba de roletes ou bomba centrífuga para circulação extracorpórea em operações de revascularização do miocárdio
Autor(es): Renato Braulio
Primeiro Orientador: Marcelo Dias Sanches
Primeiro Coorientador: Antonio Luiz Pinho Ribeiro
Primeiro membro da banca : Sergio Figueiredo Campos Christo
Segundo membro da banca: Rodrigo Gomes da Silva
Resumo: Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi comparar a intensidade da resposta inflamatória sistêmica (RIS) após a utilização da bomba de roletes ou da bomba centrífuga para circulação extracorpórea (CEC) em operações de revascularização do miocárdio (RM), tendo como parâmetro as medidas das citocinas: Receptor Solúvel tipo 1 do Fator de Necrose Tumoral (FNT rs1), Interleucina 6 (IL6), Proteína Quimiotática do Monócito tipo 1 (MCP1) e Proteína Inflamatória Macrocitária tipo 1 alfa (MIP1a) Método: Foram realizadas as dosagens das citocinas FNT rs1 , IL6 , MCP1 e MIP1a pelo método ELISA, em 43 pacientes submetidos a RM com CEC, sendo 22 pacientes (grupo I) com o uso de bomba de roletes e 21 pacientes (grupo II) com o uso de bomba centrífuga. Em cada paciente foram realizadas seis coletas de sangue arterial para as análises. 1ª coleta: antes da indução anestésica; 2ª coleta: durante a CEC; 3ª coleta: após a desclampagem da aorta; 4ª coleta: 2 horas após a operação; 5ª coleta: 6 horas após a operação; 6ª coleta: 24 horas após a operação. Os dados encontrados foram analisados e comparados entre os grupos. Resultados: Em ambos os grupos houve aumento dos níveis séricos de todas as citocinas após a CEC. Na análise multivariada o aumento do MCP1 foi significativamente maior (P= 0,028) no grupo I do que no grupo II. O pico sérico de aumento das citocinas ocorreu duas horas (medida 4) e seis horas (medida 5) após a operação. As análises das diferenças entre os picos na medida 4 e 5 comparadas aos níveis basais, medida 1, demonstraram diferenças significativas entre IL6 (5-1) (P= 0,013); FNT rs1 (5-1) (P=0,049); MCP1 (5-1) (P= 0,035); FNT rs1 (4-1) (P=0,037). Não ocorreram modificações significativas nos níveis de MIP1a. Conclusão: Ambos os métodos de CEC induziram resposta inflamatória mediada por citocinas. Entretanto, a CEC com o uso de bomba de roletes induziu maior resposta inflamatória do que o uso de bomba centrífuga.
Abstract: Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi comparar a intensidade da resposta inflamatória sistêmica (RIS) após a utilização da bomba de roletes ou da bomba centrífuga para circulação extracorpórea (CEC) em operações de revascularização do miocárdio (RM), tendo como parâmetro as medidas das citocinas: Receptor Solúvel tipo 1 do Fator de Necrose Tumoral (FNT rs1), Interleucina 6 (IL6), Proteína Quimiotática do Monócito tipo 1 (MCP1) e Proteína Inflamatória Macrocitária tipo 1 alfa (MIP1a) Método: Foram realizadas as dosagens das citocinas FNT rs1 , IL6 , MCP1 e MIP1a pelo método ELISA, em 43 pacientes submetidos a RM com CEC, sendo 22 pacientes (grupo I) com o uso de bomba de roletes e 21 pacientes (grupo II) com o uso de bomba centrífuga. Em cada paciente foram realizadas seis coletas de sangue arterial para as análises. 1ª coleta: antes da indução anestésica; 2ª coleta: durante a CEC; 3ª coleta: após a desclampagem da aorta; 4ª coleta: 2 horas após a operação; 5ª coleta: 6 horas após a operação; 6ª coleta: 24 horas após a operação. Os dados encontrados foram analisados e comparados entre os grupos. Resultados: Em ambos os grupos houve aumento dos níveis séricos de todas as citocinas após a CEC. Na análise multivariada o aumento do MCP1 foi significativamente maior (P= 0,028) no grupo I do que no grupo II. O pico sérico de aumento das citocinas ocorreu duas horas (medida 4) e seis horas (medida 5) após a operação. As análises das diferenças entre os picos na medida 4 e 5 comparadas aos níveis basais, medida 1, demonstraram diferenças significativas entre IL6 (5-1) (P= 0,013); FNT rs1 (5-1) (P=0,049); MCP1 (5-1) (P= 0,035); FNT rs1 (4-1) (P=0,037). Não ocorreram modificações significativas nos níveis de MIP1a. Conclusão: Ambos os métodos de CEC induziram resposta inflamatória mediada por citocinas. Entretanto, a CEC com o uso de bomba de roletes induziu maior resposta inflamatória do que o uso de bomba centrífuga.
Assunto: Interleucina-6
Fatores de necrose tumoral
Circulação Extracorpórea
Revascularização miocárdica
Bombas Centrífugas
Proteínas Quimioatraentes de Monócitos
Citocinas
Cirurgia
Oftalmologia
Síndrome de resposta inflamatória sistêmica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-84SJY6
Data do documento: 15-Dez-2009
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renato_braulio.pdf335.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.