Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECOA-7KGN8P
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Teclado eletrônico: estratégias e abordagens criativas na musicalização de adultos emgrupo
Authors: Carmen Vianna dos Santos
First Advisor: Patricia Furst Santiago
metadata.dc.contributor.advisor2: Antonio Carlos Guimaraes
First Referee: Sandra Loureiro de Freitas Reis
Abstract: A dinâmica da musicalização em grupo, utilizando teclados eletrônicos e seus respectivos recursos, tem sido objeto do meu trabalho há mais de 25 anos. Durante este período, tenho desenvolvido material pedagógico para musicalizar adultos por intermédio dos teclados eletrônicos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a funcionalidade deste material. Adicionalmente, o estudo observou e discutiu a dinâmica do processo de musicalização e do aprendizado do teclado em grupo. O aspecto teórico da pesquisa foi desenvolvido através da revisão de literatura, que incluiu textos sobre a educação musical e a musicalização de adultos, estratégias de ensino em grupo, assim como textos referentes aos recursos musicais oferecidos pelo teclado eletrônico. Dalcroze, Kodály, Willems, Gainza, Swanwick, Vasconcellos Corrêa, Pichon-Rivière, Montandon e Bonals foram alguns autores relevantes que nortearam a fundamentação teórica da pesquisa, juntamente com o Sistema Yamaha de Educação Musical e uma visão panorâmica da pedagogia do piano para iniciantes.Sob o ponto de vista empírico, realizou-se uma avaliação do ensino do teclado eletrônico e musicalização em grupo ministrado pela pesquisadora, no contexto dos cursos de Licenciatura da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tal avaliação foi realizada por um grupo de educadores musicais experientes, a partir da observação de trechos retirados das filmagens das aulas de teclado. Questionários e pequenas entrevistas foram realizados com os alunos participantes, para que pudessem ser avaliadas suas perspectivas sobre o processo de aprendizado. Este estudo pretende possibilitar a realização de uma revisão crítica à abordagem e às estratégias pedagógicas adotadas nas aulas de teclado em grupo. O estudo pretende também contribuir para a renovação, ampliação e aprofundamento dos conceitos sobre a musicalização de adultos em grupo, estimulando melhoras na produção de material destinado ao ensino de teclado em grupo em cursos de Licenciatura.
Abstract: The pedagogical dynamics adopted in group musicalisation through the use of electronic keyboards and their resources has been the objective of my work for more than 25 years. During this time, I have been developingdidactic material to musicalise adult students using electronic keyboards. The present study aims at evaluating the applicability of such material. Moreover, group musicalisation process and electronic keyboard learning were observed and discussed in this study.The theoretical aspect of the study was based on a literature review, which includes texts on musical education, adult students musicalisation, group teaching strategies, as well as texts related to musical resources of electronic keyboards. Dalcroze, Kodály, Willems, Gainza, Swanwick, Vasconcellos Corrêa, Pichon-Rivière, Montandon and Bonals are some of the relevant authors that constitute the theoretical basis of this research, together with the Yamaha Musical Education System and a broad view of piano pedagogy for beginners.From the empirical point of view, an evaluation of the musicalisation process and electronic keyboard teaching was conducted within the context of undergraduate programme at the Music School of the State University of Minas Gerais. The evaluation was done by a group of experienced music educators, from the observation of some excerpts of the keyboard lessons,which had been previously recorded. Questionnaires and short interviews were conducted with the keyboard students, in order to evaluate their perspectives on their process of learning. This study intends to critically evaluate the pedagogical approach and the strategies adopted in group keyboard lessons. It also intends to promote a review, an expansion and a deepening of the concepts about adult group musicalisation and to promote improvements of pedagogical materials, useful to keyboard group teaching within undergraduate programmes.
Subject: Teclados (música)
Educadores Música
Música Instrução e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECOA-7KGN8P
Issue Date: 13-Jul-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
introdu__o_e_cap_tulos_1_2_3_4_de_13_de_julho.pdf521.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.