Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECOA-7KGNTL
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Música na cosmologia maxakali: Um olhar sobre um ritual do Xunim - uma partitura sonoro-mítico-visual
Autor(es): Ana Cristina Santos Alvarenga
Primeiro Orientador: Rosangela Pereira de Tugny
Primeiro membro da banca : Ruben Caixeta Queiroz
Segundo membro da banca: Fernando Antonio Mencarelli
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise de uma série de cantos de um ritual do Xnm, espírito-morcego. No universo transformacional dos Maxakali, a música é indissociável dos mitos e dos rituais. Este trabalho expõe, pela primeira vez, uma ferramenta analítica chamada partitura sonoro-mítico-visual, que considera elementos da cosmologia maxakali. A música neste universo não é fixada, ela não fica sobre nenhum suporte. Ela congela histórias na memória coletiva. A música revela-se e imediatamente se esvai... seguindo seu caminho de transformações, provocando metamorfoses, revelando seres. Neste texto, os cantos são lidos por um registro abstrato, relacionado à ontologia a qualidade e estado do ser e dos seres. Esta partitura sonoro-mítico-visual representa uma tentativa de visualizar algumas das diversas camadas da cosmologia nativa, desvendando a espessura dos acontecimentos. Ela concilia uma visão global com um detalhamento dos componentes do ritual. Reúne diversos registros e permite refletir sobre as sutilezas dos mitos e suas variações no ritual. Trata-se de uma ferramenta analítica que permite uma leitura em diversas direções: vertical, horizontal e transversal. Ela é, ao mesmo tempo, apenas um recorte de tempo, uma fatia de uma rede muito maior de comunicação entre os incontáveis rituais maxakali.
Abstract: Cette dissertation de maîtrise présente une analyse dune série de chants dun rituel du Xunim, esprit-chauve-souris. Dans lunivers transformatif des Maxakali, la musique est indissociable des mythes et des rituels. Ce travail expose, pour la première fois, un outil analytique appelé Partition sonoro-mythique-visuelle, qui considère des éléments de la cosmologie maxakali. La musique dans cet univers nest pas fixée, elle nest mise sur aucun support. Elle congele des histoires dans la mémoire collective. La musique se révèle et immédiatement sen va... suit son chemin de transformations, en provocant des métamorphoses, révélant des êtres. Dans ce texte, les chants sont lus par un angle abstract, qui concerne lontologie la qualité et létat de lêtre et des êtres. Cette partition sonoro-mythique-visuelle essaie de visualiser certaines parmi les diverses couches de la cosmologie native, en montrant lépaisseur des événements. Elle concilie une vision globale avec une façon détaillée de voir des composants du rituel. Elle réunit de diverses formes denregistrement et permet de réfléchir sur les subtilités des mythes et de leurs variations dans le rituel. Il sagit dun outil analytique qui permet une lecture dans de diverses directions : verticale, horizontale et transversale. Cette partition est à la fois un morceau de temps et une partie dun reseau bien plus vaste de communication entre les incomptables rituels maxakali.
Assunto: Música indígena
Índios Maxakali Música
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECOA-7KGNTL
Data do documento: 16-Mai-2007
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