Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB6QXW
Type: Tese de Doutorado
Title: Efeitos do nível de estabilização do desempenho no aumento de complexidade no processo adaptativo em aprendizagem motora
Authors: Maria Flavia Soares Pinto Carvalho
First Advisor: Herbert Ugrinowitsch
First Referee: Andrea Michele Freudenheim
Second Referee: Guilherme Menezes Lage
Third Referee: Go Tani
metadata.dc.contributor.referee4: Rodolfo Novellino Benda
Abstract: O modelo teórico do Processo Adaptativo compreende a aprendizagem motora como um processo contínuo de mudança em direção a níveis superiores de complexidade. O objetivo do presente estudo foi verificar a influência do nível de estabilização do desempenho no aumento de complexidade no Processo Adaptativo em Aprendizagem Motora. Vinte estudantes universitários (24,6 ± 4.4 anos), destros e inexperientes na tarefa participaram desse estudo. Eles foram divididos em dois grupos: grupo estabilização (GE) e grupo superestabilização (GS). O experimento foi divido em três fases: Estabilização 1, Adaptação e Estabilização 2. Todos os participantes praticaram uma tarefa que contém dois componentes, representados pelo controle de dois percentuais da força máxima isométrica dos flexores do cotovelo. Em todas fases do experimento, as tentativas tinham duração de 3 segundos. Na fase de estabilização, todos os participantes tinham como meta alcançar, na primeira metade de duração da tentativa, 20% sua força máxima e na metade final, 35% da força máxima. Nessa fase, foi adotado o critério de desempenho do estudo para cada grupo. O GE praticou até alcançar 3 tentativas consecutivas com o %RMSE menor ou igual 5,99 no componente 20% e 3,99 no componente 35%, indicado como estabilização do desempenho. O GSE praticou até repetir o mesmo critério por seis blocos de três tentativas consecutivas, indicado como superestabilização do desempenho. Vinte e quatro horas após a estabilização 1, foi realizada a fase de adaptação, na qual a perturbação foi manipulada pela mudança no segundo componente, que passou a ser 45% da força máxima. Nesta fase, todos os grupos praticaram até alcançarem o critério de estabilização do desempenho adotado para o estudo. Quarenta e oito horas após a estabilização 1, foi realizada a fase de estabilização 2, na qual foi retirada a perturbação e os dois grupos praticaram até atingirem novamente o critério de estabilização do desempenho. Os resultados mostraram que houve alteração na organização entre os componentes da habilidade da fase de estabilização 1 para a estabilização 2, com o grupo superestabilização apresentando uma força total menor que o grupo estabilização ao final da fase de estabilização 2. Pode-se concluir que a alcançar várias vezes a estabilização do desempenho como foi o caso do grupo superestabilização, bem como a passagem pela fase de adaptação representam duas formas do sistema neuromtor adquirir informação e alcançar estados de maior complexidade
Abstract: The Adaptive Process Model understands motor learning as a continuous process of change toward higher levels of complexity. The purpose of this study was to investigate if the stabilization level of performance and the passage through instability-stability cycles influences the increase of complexity in neuromotor system. Twenty undergraduate students, right-handed and inexperienced in the task participated in this study. Stabilization group (SG) and super stabilization group (SSG). The experiment was divided into three phases: Stabilization 1, Adaptation and Stabilization 2. All the participants performed a task which involves the control of two percent of the maximal isometric force of the elbow flexors. All phases of the experiment lasted 3 seconds. In stabilization phase, all participants had to achieve in the first half of the time of the trial 20% of its maximum isometric force and in the final half 35% of the maximum isometric force. In this phase, the performance criteria were adopted for each group. The SG practiced until achieve three consecutive trials with %RMSE less or equal 5.99 in the 20% component and 3.99 in the 35% component and the GSS practiced until achieve six blocks of three consecutive trials with the %RMSE less than or equal to 5.99 in the component 20 % And 3.99 in component 35%. Twenty-four hours after stabilization 1, an adaptation phase was performed. In this phase, the participants had to control 20% of its maximum isometric force and in the final half 45% of the maximum isometric force. For a completion of this phase, all groups had to performance criteria of three consecutive trials with % RMSE less than or equal to 5.99 in the component 20% and 3.99 in the component 45%. Forty-eight hours after stabilization 1, a stabilization phase 2 was performed. In this phase, participants had to achieve to the same percentages practiced and performance criteria adopted in stabilization 1 phase. The results showed that there was a change in the organization of the components of the skill from the stabilization phase 1 to the stabilization 2, with the super stabilization group presenting a lower total force than the stabilization group at the end of the stabilization phase 2. It can be concluded that the Achieving several times the stabilization of performance as was the case of the superestabilization group, as well as passage through the adaptation phase represent two ways of the neuromotor system to acquire information and reach states of greater complexity
Subject: Aprendizagem motora
Esportes
Capacidade motora
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB6QXW
Issue Date: 17-Jun-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_fl__via_soares_pinto_carvalho.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.