Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB6TPC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pablo Juan Grecopt_BR
dc.contributor.referee1Mariana Calabria Lopespt_BR
dc.contributor.referee2Gibson Moreira Pracapt_BR
dc.creatorKaren Cristine Rodrigues Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T08:43:47Z-
dc.date.available2019-08-13T08:43:47Z-
dc.date.issued2017-10-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB6TPC-
dc.description.abstractThe goal of the present study, was to compare and to conect the level of tactical declarative and procedural knowledge of students from different futsal categories, as well as analise the relation between the tactical declarative and procedural knowledge and it with the time of practice in the modality. The sample of this study was composed by 161 schools of futsal, male, being 58 from the sub-13 category, 51 from the sub-15 category and 52 from the sub-17 category, this belonging to seven different schools of the city of Belo Horizonte - MG and affiliates of the Federation of Student Sports of Minas Gerais. To evaluate the declarative tactical knowledge of the students, the Tactical Declarative Knowledge Test for futsal was used. On the other hand, the procedural tactical knowledge was evaluated by the protocol of evaluation of the Tactical Procedural Knowledge Test: Sports Guidance. The level of significance was set at p <0.05. The results of the tactical procedural knowledge test showed that there was an increase in the median frequency of actions (CTP) according to the progression of the categories (Sub-13: 15,50, sub-15: 17,50, sub-17: 19,0 actions), but with significant differences only from the sub-13 category to the sub-17 category (p <0.05). The results of the declarative tactical knowledge test in futsal did not point out significant differences in declarative tactical knowledge among the categories. Regarding to the correlation between tactical and declaratory tactical knowledge, it was not statistically significant. On the other hand, in relation to procedural tactical knowledge and declarative tactical knowledge with practice time in the modality, a positive, but low and significative correlation coefficient, was found only from the subdivision by category of practical levels, in more and less experienced, in the group of more experienced in relation to CTP considering the sample in general. Therefore, the process of tactical-technical development of the adolescents in the studied age groups, especially from 13 to 15 years old, should be taken into account, as well as the development of the CTP and the CTD, through the methodologies used by the teachers / coaches, and a progressive continuum of knowledge and learning must be established in this processpt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi comparar e associar o nível de conhecimento tático declarativo e processual de escolares de diferentes categorias de futsal, bem como analisar a relação entre os conhecimentos tático processual e declarativo e destes com o tempo de prática na modalidade. A amostra deste estudo foi constituída por 161 escolares de futsal, do sexo masculino, sendo 58 da categoria sub-13, 51 da categoria sub-15 e 52 da categoria sub-17, sendo estes pertencentes a sete escolas diferentes da cidade de Belo Horizonte - MG e filiadas a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais. Para avaliar o conhecimento tático declarativo dos escolares foi utilizado o Teste de Conhecimento Tático Declarativo para o futsal. Já o conhecimento tático processual foi avaliado pelo protocolo de avaliação do Teste de Conhecimento Tático Processual: Orientação Esportiva. O nível de significância foi estabelecido em p<0,05. Os resultados do teste de conhecimento tático processual demonstraram que houve aumento da mediana das frequências de ações (CTP) conforme a progressão das categorias (Sub-13: 15,50; sub-15: 17,50; sub-17: 19,0 ações), mas com diferenças significativas somente da categoria sub-13 para a categoria sub-17 (p<0,05). Os resultados do teste de conhecimento tático declarativo no futsal não apontaram diferenças significativas do conhecimento tático declarativo entre as categorias. Quanto à correlação entre conhecimento tático processual e declarativo, esta não foi estatisticamente significativa. Já na relação do conhecimento tático processual e conhecimento tático declarativo com o tempo de prática na modalidade, encontrou-se um coeficiente de correlação positivo, mas baixo e significativo somente a partir da subdivisão por categoria dos níveis de prática, em mais e menos experientes, no grupo de mais experientes em relação ao CTP considerando-se a amostra em geral. Assim, deve-se atentar ao processo de desenvolvimento tático-técnico dos adolescentes nas faixas etárias estudadas, principalmente, de 13 a 15 anos, além de ser importante o desenvolvimento do CTP e do CTD, por meio das metodologias utilizadas pelos professores/treinadores, devendo-se estabelecer um continuum progressivo de conhecimentos e aprendizagens nesse processopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectEscolarespt_BR
dc.subjectConhecimento táticopt_BR
dc.subject.otherEsportes Treinamento técnicopt_BR
dc.subject.otherFutebol de salãopt_BR
dc.titleConhecimento tático processual e declarativo no futsal: avaliação de escolares de diferentes categoriaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karen_cristine_rodrigues_alves___disserta__o.pdf2.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.