Práticas Sociais e o "fazer estratégia": Um Estudo dos Comerciantes de Hortifrutícolas no Mercado da Vila Rubim

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Universidade Federal de Minas Gerais

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Tese de doutorado

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Membros da banca

Alexandre de Padua Carrieri
Ana Paula Paes de Paula
Adriane Vieira
Gelson Silva Junquilho
Mozar José de Brito

Resumo

Esta tese tem por objetivo contribuir para a compreensão das relações entre os sentidos das práticas sociais e os direcionamentos das maneiras de "fazer estratégia" das pessoas nas organizações. Nesse sentido, ela se insere na chamada "visão da estratégia como prática social", voltada tanto para as práticas e construções sociais cotidianas - que envolvem as pessoas, a organização e a estratégia -, quanto para as influências sobre essas práticas. Para alcançar o objetivo proposto, inicialmente, apresentou-se o posicionamento da "chamada abordagem da estratégia como prática social" no campo dos estudos sobre estratégia. Em seguida, discutiram-se aspectos que caracterizam essa abordagem, no sentido de enxergar possíveis contribuições para o estudo da estratégia como prática social. Buscou-se, então, uma proposta na qual os sujeitos possam apresentar os delineamentos microssocial e macrossocial que envolvem suas práticas no fazer estratégia na organização, bem como a relação existente entre esses níveis. A articulação teórica que viabilizou essa proposta baseia-se em contribuições de uma abordagem de Representações Sociais no âmbito da Teoria das Representações Sociais (TRS), proposta por Moscovici (1961), e da concepção de estratégias e táticas cotidianas, proposta por Certeau (1994). Para evidenciar a aplicação empírica do esquema conceitual desenvolvido, ele norteou um estudo de caso que buscou compreender as relações entre os sentidos das práticas sociais e os direcionamentos das maneiras de "fazer estratégia" na comercialização de hortifrutícolas no Mercado da Vila Rubim, em Vitória-ES. Para a coleta de dados foram empregadas a pesquisa documental e diferentes técnicas de observação e entrevista. O tratamento dos dados dos documentos e das entrevistas se deu por meio da técnica da Análise do Discurso (FIORIN, 2003) e as anotações de campo do próprio pesquisador foram organizadas por meio da Análise do Conteúdo na abordagem temática (BARDIN, 1977). A análise dos dados revelou construções sociais nas quais práticas semelhantes remetem a sentidos diferentes e a novas práticas no fazer estratégia dos comerciantes, alterando construções sociais anteriores. Ao mesmo tempo, construções sociais já estabelecidas remetem à manutenção de práticas antigas e a novas práticas que reforçam e reproduzem determinados sentidos. A exposição dessa inter-relação entre a manutenção, a mudança, os sentidos e as práticas, no cotidiano dos sujeitos de pesquisa, revelou a estratégia como prática social dos comerciantes de hortifrutícolas no Mercado da Vila Rubim.

Abstract

Assunto

Teoria da organização, Sociologia organizacional, Administração, Comportamento organizacional

Palavras-chave

representações sociais, sentido, prática social, cotidiano, fazer estratégia, tática, estratégia

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