Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EQMA-652P5L
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Correção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesa
Autor(es): Francisco Jose Quaresma de Figueiredo
Primeiro Orientador: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
Primeiro membro da banca : Marita Pôrto Cavalcante
Segundo membro da banca: John Robert Schmitz
Terceiro membro da banca: Laura Stella Miccoli
Quarto membro da banca: Kevin John Keys
Resumo: Neste estudo, investigamos uma forma de correção de textos escritos em inglês conhecida por correção com os pares. Nosso objetivo foi compreender este tipo de correção dialógica e verificar sua influência na aprendizagem de língua inglesa, bem como investigar as percepções dos alunos sobre suas participações em tais atividades de correção.Participaram deste estudo de caso dez alunos formandos de inglês da UFG. Os princípios da pesquisa qualitativa foram utilizados para a coleta e a análise dos dados, tendo sido utilizado também, na análise, algum recurso quantitativo. Adotamos, como eixo orientador deste estudo, as teorias sobre escrita, erro e correção em segunda língua. Baseamo-nos, também, na teoria sociocultural e nas teorias sobre a aprendizagem colaborativa, que partem do pressuposto de que a aprendizagem é facilitada pela interação e colaboração entre as pessoas.Com base nesses pressupostos, demonstramos, através da análise dos dados, que as atividades de correção com os pares não promovem apenas melhorias aos textos escritos, mas também tornam os alunos mais motivados e confiantes à medida que percebem que podem ajudar um ao outro a resolver os erros existentes em seus textos e quando começam a compreender a correção como uma forma de aprender e não como uma forma punitiva.Acreditamos que, a partir da compreensão das atividades de correção com os pares, podemos desenvolver práticas de ensinoaprendizagem de segunda língua nas quais os alunos, por meio da interação e colaboração com o colega, se tornem mais confiantes, motivados e reflexivos.
Abstract: In this study, we investigate the text correction strategy for written English known as peer correction. Our aim was to better understand this kind of dialogical correction and to verify its influence on the learning of English, as well as to investigate students perception of their participation in these kinds of correction activities.Ten 5 th year students who take English as a major at the Universidade Federal de Goiás took part in this case study. The principles of the qualitative research method were adopted to collect and to analyze the data, but quantitative analyses were used too.We used, as the basis for this study, theories about second language writing, error and correction. We also used, as a way to comprehend the peer correction activities, sociocultural theory and theories about collaborative learning. These theories assume that learning is facilitated through interaction and collaboration.Taking that assumption into account, we demonstrate, through data analysis, that not only do the peer correction activities promote some improvements in the written texts, but they also make the students become more motivated and confident as they realize that they are able to help each other correct the errors in their texts. They also become moremotivated as they start perceiving correction as a way of learning and not as a kind of punishment.We believe that, from the understanding of peer correction activities, we can develop second language teaching and learning practices in which students, through interaction and collaboration with peers, become more confident, motivated and reflexive.
Assunto: Língua Inglesa Estudo ensino
Língua Inglesa Ensino aprendizagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EQMA-652P5L
Data do documento: 19-Fev-2001
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