Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EQVA-BBXF2Y
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rogata Soares Del Gaudiopt_BR
dc.contributor.referee1Jose de Sousa Miguel Lopespt_BR
dc.contributor.referee2Matusalém de Brito Duartept_BR
dc.contributor.referee3Valeria de Oliveira Roque Ascencaopt_BR
dc.creatorDaniel Moreira de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T12:52:27Z-
dc.date.available2019-08-09T12:52:27Z-
dc.date.issued2016-08-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EQVA-BBXF2Y-
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the potential of film analysis in geography teaching. Adopting the category of border to analyse, we seek through the stylistic functions of the language of cinema (in this case, framing, art direction and camera movements) to analyze whether it potentiates the teaching of the category border in the classroom. Following the assumptions of Meaningful Learning and adopting intervention instruments of action research, we sought to elucidate whether the students of the second year of the environment degree in high-technical education of the Federal Center of Technological Education of Minas Gerais (CEFET-MG) potentiated their knowledge of the border concept by using film analysis. The first intervention consisted in the application of a research tool to understand what the previous knowledge of students about what is border was and stylistic functions of the language of cinema. The second was the offering of a movie workshop to enhance the knowledge of students about film analysis. The third and fourth interventions were viewing the films "Goodbye Lenin" and "The Neighboring Sounds" respectively, so that students would use, through the functions of the language of cinema, their knowledge to identify the border contained in the films. The fifth and final intervention was intended at systemizing the discussions and the reapplication of the research tool to assess whether any changes occurred in their border knowledge through film analysis. We can say that there was a widening of subsumers-border by the students and, in some cases, there was a reinterpretation of what conceptualized border before the intervention, thus proving the effectiveness of film analysis as potentiator of geography teaching.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é analisar a potencialidade da análise fílmica no ensino de geografia. Adotando a fronteira como categoria de análise, buscamos por meio das funções estilísticas da linguagem do cinema (nesse caso, enquadramento, direção de arte e movimentos de câmera), analisar se esta potencializa o ensino da categoria fronteira em sala de aula. Seguindo os pressupostos da Aprendizagem Significativa (Ausubel), e adotando instrumentos de intervenção da Pesquisa-ação (Thiollent), buscamos elucidar se os alunos do segundo ano do ensino médio-técnico do curso de meio ambiente do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) potencializaram seus conhecimentos acerca do conceito de fronteira utilizando a análise fílmica. Foram realizadas cinco intervenções em sala de aula com o intuito de aplicar a teoria da aprendizagem significativa para considerar se de fato, a análise fílmica potencializa o ensino de geografia. A primeira intervenção consistiu na aplicação do instrumento de pesquisa para entender quais eram os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do que é fronteira e funções estilísticas da linguagem do cinema. A segunda foi a oferta de uma oficina de cinema para potencializar os conhecimentos dos alunos acerca da análise fílmica. Já a terceira e quarta intervenções, foram a exibição dos filmes Adeus Lênin e O Som ao Redor respectivamente, para que os estudantes utilizassem por meio das funções da linguagem do cinema, seus conhecimentos para identificar a fronteira contida nos filmes. A quinta e última intervenção teve como intuito uma sistematização das discussões e a reaplicação do instrumento de pesquisa para avaliar se ocorreram mudanças em seus conhecimentos de fronteira por meio da análise fílmica. Podemos dizer que houve um alargamento dos subsunçores-fronteira por parte dos estudantes e em alguns casos, ocorreu uma ressignificação daquilo que conceituavam fronteira antes da intervenção, provando a eficácia da análise fílmica como potencializadora do ensino de geografia.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subject.otherGeografia  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCinema na educação pt_BR
dc.titlePercorrendo fronteiras e ultrapassando limites: o uso da análise fílmica como potencialidade no ensino de geografiapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final_4_de_junho_2018.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.