Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-8UZH6X
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Arquitetura ciente de contexto para aplicações sociais móveis
Authors: Rafael Guimaraes Siqueira
First Advisor: Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
First Referee: Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo
Second Referee: Raquel Aparecida de Freitas Mini
Third Referee: Ricardo Augusto Rabelo Oliveira
Abstract: Aplicações sociais móveis exploram o potencial das redes sociais através das plataformas móveis. Elas representam aplicações peer-to-peer, tanto pelo seu caráter social quanto pela pessoalidade dos dispositivos móveis. No entanto, em muitos casos, aindasão implementadas utilizando o modelo cliente-servidor. Na prática, isso significa que a comunicação entre dois dispositivos próximos fisicamente acontece através de servidores localizados, muitas vezes, em outros continentes, resultando em tempos maiores de resposta. Nos casos pontuais de implementações segundo o modelo peer-to-peer, são utilizados protocolos de comunicação inadequados aos ambientes nos quais o conteúdo dos nós está em constante mudança, como é o caso do contexto dos usuários nos ambientes de computação móvel. Para a implementação de aplicações sociais utilizadas a partir desses dispositivos, dentre eles os smartphones e tablets, é ideal que a infraestrutura utilizada seja criada, desde a concepção, para suportar a comunicação em redes sociais móveis. Este trabalho apresenta uma arquitetura que provê essa infraestrutura. Ele propõe a criação de uma camada overlay peer-to-peer ciente decontexto que agrupa usuários, cuja probabilidade de interação na rede social é maior. Os fatores que, potencialmente, incrementam essa probabilidade são a pré-existência de um relacionamento explicitamente definido ou a coincidência de características que possibilitam o estabelecimento desse relacionamento no futuro. O protocolo propostonessa arquitetura utiliza descrições do conhecimento e dos contextos de usuários através de predicados lógicos, a partir dos quais é possível inferir contextos mais complexos e mais úteis do ponto de vista das aplicações. Essa abordagem é particularmente flexível por permitir a representação do conhecimento relevante para diferentes domínios, naforma desses predicados lógicos. A escalabilidade dos algoritmos é testada através de experimentos em um simulador discreto de eventos, que permite também determinar, empiricamente, características da arquitetura como o custo imposto pelo protocolo a cada um dos nós. Além disso, a validade da solução proposta é demonstrada atravésde uma aplicação social para a convivência no campus de uma universidade, testada utilizando conjuntos de dados reais representando a mobilidade de usuários em uma universidade. A arquitetura implementada neste trabalho contribui para o desenvolvimento de aplicações sociais móveis mais condizentes com o paradigma da computação ubíqua, pois propõe uma forma de organização para a infraestrutura mais adequada a essas aplicações e um protocolo ciente de contexto que permite organizá-las dessaforma.
Abstract: Mobile social applications explore the potential of social networks on mobile platforms. They represent peer-to-peer applications, for their social aspect and the individuality of mobile devices. Nonetheless, in many cases, they are still deployed using a client-server model. In practice, this means that communications between two devices physically collocated happens through servers located in other continents, resulting in higher response times. On isolated cases in which these applications are deployed using peer-to-peer models, they use communication protocols inappropriate for environments where node content is constantly changing, such as user contexts on mobile computing environments. To implement social applications for these mobile devices, amongst them smartphones and tablets, it is ideal that their underlying infrastructure is created, from its conception, to support communications on mobile social networks. This work presents an architecture that provides such infrastructure. It proposes the creation of a context-aware peer-to-peer overlay that clusterizes users, whose probability of interaction on the social network is higher. Factors which, potentially, increment this probability are the pre-existence of an explicitly defined relationship or the coincidence of characteristics which could catalyze the establishment of this relationship in the future. The proposed protocol in this architecture uses descriptions of knowledge and user contexts as logic predicates, from which it is possible to infer other contexts more useful from the applications point of view. This approach is particularly flexible because it allows for the representation of relevant knowledge from many different problems, by means of these logic predicates. Algorithm scalability is tested with experiments on a discrete event simulator, which allows for empirical analysis of impact on individual nodes. Furthermore, the viability of the solution is demonstrated by an example mobile social application for campus community living, tested using a dataset with mobility traces of campus inhabitants. The architecture implemented in this work contributes for the development of mobile social applications more adequate to the ubiquitous computing paradigm, by providing a self-organizing infrastructure more suited for these applications and a context-aware protocol that organizes them in that manner.
Subject: Arquitetura de redes de computador
Computação
Sistemas de comunicação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-8UZH6X
Issue Date: 30-May-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rafaelguimaraessiqueira.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.