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dc.contributor.advisor1Raquel Oliveira Pratespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Luiz Chaimowiczpt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Chaimowiczpt_BR
dc.contributor.referee2Milene Selbach Silveirapt_BR
dc.contributor.referee3Sergio Crespo Coelho da Silva Pintopt_BR
dc.creatorDenise Notini Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T13:05:31Z-
dc.date.available2019-08-11T13:05:31Z-
dc.date.issued2013-08-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ESBF-9GMQ2Q-
dc.description.abstractGames evoke behaviors in their players that are favorable to learning, such as persistence, risk-taking, attention to detail and problem solving skills. However, educational digital games are not always accepted and used in the school environment. One reason for this is the difficulty or impossibility to adapt them to the pedagogical objectives necessary to support teaching in the classroom. In this context, our project aims to reduce the gap between the syllabus used by the teacher and the fixed educational content in most games, through an online portal that provides mechanisms for customization of specific instructional content for each game offered. This project also proposes to solve other problems, such as low graphics quality (common in this type of games) and lack of time in schools for activities involving games. The portal, named Pingo, enables developers to insert their games, implemented through the Unity 3D game engine, defining which contents may be customized by teachers. Teachers can define the specific content for games and associate them with groups of students. Students interact with games in a playful way while exercising the content that was defined by the teacher. The portal was defined as a model of meta-design since game developers and teachers design parts of the game through the portal. At Pingo, game designers define the content customizations allowed, whereas teachers perform the desired content customization. Two preliminary evaluations were applied to this portal. The first one analyzed the communicability with the different users profile, through an inspection method. In the second evaluation performed, teachers belonging to the potential users group of the system contributed to it. These evaluations made possible to identify positive and negative aspects in the portal, and enabled the definition of the next steps necessary to its improvement.pt_BR
dc.description.resumoÉ observado que jogos despertam comportamentos em seus jogadores que são favoráveis para o aprendizado, como por exemplo persistência, atenção aos detalhes e capacidade para resolução de problemas. Mas nem sempre jogos digitais educativos são aceitos e utilizados no ambiente escolar, e um dos motivos é a falta de adequação dos mesmos aos objetivos pedagógicos necessários para apoiar o ensino em sala de aula. Neste contexto, o nosso projeto visa diminuir o salto entre o currículo ministrado pelo professor e o conteúdo educacional fixo na maioria dos jogos, através de um portal que provê mecanismos de customização do conteúdo instrucional específicos para cada jogo disponibilizado. Neste trabalho, foi desenvolvido um portal, denominado Pingo, que possibilita que desenvolvedores insiram seus jogos, implementados através do motor de jogos Unity 3D, definindo quais as customizações de conteúdo são possíveis de serem realizadas pelos professores. Os professores podem definir o conteúdo específico para os jogos e associá-los às turmas de seus alunos. Os alunos interagem com os jogos de uma forma lúdica e ao mesmo tempo exercitam o conteúdo que foi definido pelo professor. O portal foi definido como um modelo de meta-design já que os usuários desenvolvedores de jogos e professores realizam design no sistema. Os desenvolvedores de jogos realizam design no portal através da definição da customização exigida pelos jogos criados, e os professores através da definição do conteúdo dos jogos. Este portal foi submetido a duas avaliações preliminares. A primeira avaliação analisou a sua comunicabilidade com os diferentes perfis de usuários, através da aplicação de um método de inspeção. Na segunda avaliação, contou-se com a participação de professores que seriam potenciais usuários do portal. Estas avaliações possibilitaram identificar pontos positivos e negativos na implementação feita do portal, e nos permitiu definir os próximos passos para o seu aperfeiçamento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCustomização de conteúdopt_BR
dc.subjectEngenharia semióticapt_BR
dc.subjectUnity 3Dpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectDesign colaborativopt_BR
dc.subjectWordpresspt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherInteração homem-maquinapt_BR
dc.subject.otherComputaçãopt_BR
dc.titlePingo - um portal de jogos educativos infantis com conteúdo customizável pelo professorpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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