Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-9NSJEW
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renato Antonio Celso Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Erickson Rangel do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee1Erickson Rangel do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee2Luiz Chaimowiczpt_BR
dc.contributor.referee3Francisco Carlos de Carvalho Marinhopt_BR
dc.creatorRenato Dias Vianapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T04:36:16Z-
dc.date.available2019-08-12T04:36:16Z-
dc.date.issued2014-03-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ESBF-9NSJEW-
dc.description.abstractThis document presents a set of tools that automates the creation of 3D models from conceptual sketches. The traditional approach to 3D model creation consists of an artist developing conceptual art of the objects, and later, a 3D modeller creates the model manually based upon these sketches, using software such as Maya, Bleder or 3D Studio Max. This is a slow and costly process. It was developed an application that receives as input the images of the concept art and outputs the 3D models. The application uses techniques derived from the Visual Hull and the Marching Intersections algorithms. Results proved that the application is capable of generating acurate models for several, very simplified sketches.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma ferramenta que automatiza o processo de criação de modelos 3D a partir de desenhos conceituais. Na abordagem tradicional para a criação de modelos 3D, um artista 2D desenvolve a arte conceitual dos objetos e, posteriormente, um modelador 3D cria o modelo manualmente utilizando esses esboços. Isto é um processo lento e oneroso. Nesse projeto foi desenvolvida uma aplicação que recebe como entrada as imagens da arte conceitual em diferentes visualizações, gerando como saída o modelo 3D. O aplicativo utiliza um processo que através de técnicas derivadas dos algoritmos Visual Hull e Marching Intersects. Visual Hull e Marching Intersects são algoritmos que processam as diferente visões de um mesmo objeto e projetam em uma estrutura de voxels a aproximação tridimensional do objeto. Apartir dessas informações é possível extrair o modelo 3D utilizando o algoritmo Marching Cubes. A solução desenvolvida possui aprimoramentos para se extrair modelos 3D mais precisos. Os resultados alcançados mostram que a aplicacação é capaz de gerar modelos precisos a partir de esboços bastante simplificados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVisual Hullpt_BR
dc.subjectArte conceitualpt_BR
dc.subjectVoxelpt_BR
dc.subjectMarching cubespt_BR
dc.subjectMarching Intersectspt_BR
dc.subjectSketchingpt_BR
dc.subject.otherComputação gráficapt_BR
dc.subject.otherComputaçãopt_BR
dc.titleUtilização de arte conceitual para geração de modelos 3Dpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
renatodias.pdf3.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.