Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-9P9MJ9
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Recommending automated extract method refactorings
Autor(es): Danilo Ferreira e Silva
Primeiro Orientador: Marco Tulio de Oliveira Valente
Primeiro Coorientador: Ricardo Terra Nunes Bueno Villela
Primeiro membro da banca : Ricardo Terra Nunes Bueno Villela
Segundo membro da banca: Eduardo Magno Lages Figueiredo
Terceiro membro da banca: Nicolas Anquetil
Quarto membro da banca: Nicolas Tsantalis
Resumo: Extração de Método é uma refatoração chave para aprimorar a manutenibilidade de sistemas, visto que métodos pequenos com nomes significativos favorecem legibilidadee reúso de código. Por tais razões, Extração de Método é uma das refatorações mais populares e versáteis. Entretanto, estudos empíricos recentes indicam que ferramentas dedicadas a automação dessa refatoração são frequentemente sub-utilizadas e, maisimportante, não oferecem auxílio aos desenvolvedores na identificação de potenciais fragmentos de código a serem extraídos.Para suprir essa deficiência, propõe-se uma abordagem para identificar oportunidades de Extração de Método que podem ser aplicadas de forma automatizada por ferramentas de refatoração de IDEs. A abordagem utiliza uma heurística para ordenar as oportunidades identificadas, centrada no princípio de design de separação de responsabilidades. Especificamente, assume-se que as dependências estruturais estabelecidas por um fragmento de código candidato a extração devem ser bem diferente daquelas estabelecidas pelo código restante no método original. Em um primeiro estudo envolvendo um conjunto sintetizado de oportunidades de Extração de Método, introduzidas pela expansão de invocações de métodos (Inline Method), a abordagem proposta mostrou-se mais efetiva (considerando revocação e precisão) do que uma ferramenta que representa o estado da arte. Em um segundo estudo envolvendo 13 sistemas de código aberto, uma a abordagem proposta alcançou revocação global de 59,1%. Além disso, ao se tolerar pequenas variações em oportunidades de Extração de Método conhecidas (por exemplo, incluindo/excluindo umaúnica sentença de código), a revocação global sobe para 66,6%.
Abstract: Extract Method is a key refactoring for improving program comprehension and maintainability. However, recent empirical research shows that the refactoring tools designed to automate this refactoring are often underused. To tackle this issue, we propose a novel approach to identify and rank Extract Method opportunities that are directly automated by IDE-based refactoring tools. JExtract, the tool we built to implement our approach, recommends the extraction of code fragments into new methods that encapsulate structural dependencies, based on the design principle of separation of concerns. Our evaluation shows that JExtract is more effective (w.r.t. recall and precision) than current state-of-the-art tools.
Assunto: Sistemas de recomendação
Computação
Engenharia de software
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-9P9MJ9
Data do documento: 29-Jul-2014
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniloferreiraesilva.pdf3.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.