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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Análise espaço-temporal da trajetória de carreira de pesquisadores brasileiros
Autor(es): Caio Alves Furtado
Primeiro Orientador: Clodoveu Augusto Davis Junior
Primeiro membro da banca : Raquel Cardoso de Melo
Segundo membro da banca: Jussara Marques de Almeida
Resumo: O crescimento da produção científica brasileira nos últimos anos é notável, motivando uma investigação dos fatores, dentro e fora do país, que ajudaram a moldar esse rico ambiente de pesquisa. Este trabalho busca verificar a viabilidade de usar curricula vitae (CV) como fonte de dados, assim como um guia para usar visualizações geográficas com esses dados. Para esses fins, este trabalho fornece uma análise aprofundada da educação dos pesquisadores e da evolução dos principais grupos de pesquisa brasileiros, ao analisar a informação contida no CV de aproximadamente seis mil pesquisadores envolvidos em Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). Dados sobre as etapas cursadas por cada pesquisador em sua formação, da graduação ao doutorado, incluindo também pós-doutorado e emprego, são extraídos do currículo Lattes dos pesquisadores. A localização e o tempo correspondentes a cada etapa da sua carreira são extraídos do CV e organizados para construir as trajetórias espaço-temporais de suas carreiras, que são então analisadas considerando fatores adicionais, incluindo a área do conhecimento dos INCTs aos quais os pesquisadores estão associados. As análises desses dados indicam aumento da prevalência de instituições brasileiras na formação desses pesquisadores, já que o número de doutorados obtidos no exterior diminui com o tempo. Pós-doutorados, por outro lado, são realizados em sua maioria na Europa e Estados Unidos. Obter um pós-doutorado internacional após completar toda sua formação no Brasil indica a busca, pelo pesquisador, por estágios mais avançados de experiência e cooperações de alto nível com grupos de pesquisa estrangeiros. Os resultados também mostram a tendência de pesquisadores brasileiros em buscar emprego perto da instituição em que obtiveram seu diploma de graduação, sugerindo baixa mobilidade dentro do país. São também discutidas as características particulares da visualização geográfica das trajetórias criadas. Mapas são capazes de mostrar padrões e outliers, mas quantidade de linhas exibidas pode atrapalhar a leitura. Filtros e transparência facilitam a leitura do mapa, mas o uso desses recursos deve ser claro para o usuário. A dimensionabilidade da visualização é baixa, pois há um compromisso entre a legibilidade do mapa e formas de exibir os atributos. Elementos desse estudo podem ser usados na definição de políticas públicas para a correção de distorções na formação de pesquisadores. Além disso, permite verificar as limitações e potencialidades das técnicas de visualização na análise exploratória de dados espaço-temporais de currículos.
Abstract: The growth of the Brazilian scientific production in recent years is remarkable, which motivates an investigation on the factors, inside and outside the country, which helped shape this wealthy research environment. This work seeks to verify the viability to use curricula vitae data in spatio-temporal analysis, and provide a guide to use geographic visualizations with this data. Towards that end, this article provides a thorough analysis of the education and evolution of the main Brazilian research groups, by analyzing curriculum vitae data of about 6,000 researchers involved in the country's National Institutes of Science and Technology (INCT) initiative. Data on the steps taken by each researcher in her education, from the bachelor's degree to doctorate, including a possible postdoctoral experience, and employment, are extracted from an official curriculum vitae repository. The location and the time at which each career step was extracted from the CVs and are arranged to build spatiotemporal career trajectories, which are then analyzed considering additional factors, including the area of knowledge of the INCTs to which each researcher is associated. The analyses of said data indicate the increasing prevalence of Brazilian institutions in the education of Brazilian scientists, as the number of doctorates obtained abroad is diminishing over time. Postdoctoral stages, on the other hand, are primarily taken in Europe or in the United States. Taking an international postdoctoral position after a full education in Brazil indicates a drive towards seeking higher-level exchange and cooperation with foreign groups in a more advanced career stage. Results also point towards a tendency for Brazilian researchers to seek employment in regions that are close to the institutions at which they received their bachelor's degrees, suggesting low mobility within the country. We also discuss particular characteristics of the geographic visualization created. Maps are good to show patterns and outliers, but a big number of lines may hinder map reading. Filters and opacity levels help map reading, but their presence should be clear for the user. The dimensionability is low, theres a compromise between map readability and how to show attributes. Elements from this study may be used in the definition of public policies for correcting distortions in the researchers education. Moreover, it allows verify the limitations and potential of visualization techniques for exploratory analysis of spatiotemporal curricula data.
Assunto: Pesquisadores Brasil
Currículos
Computação
Sistemas de informação geografica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-A2EHVC
Data do documento: 3-Jul-2015
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