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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Desenvolvimento e avaliação de uma metodologia para geração de agentes genéricos para jogos de tabuleiro
Authors: Mateus Andrade Rezende
First Advisor: Luiz Chaimowicz
First Referee: Adriano Alonso Veloso
Second Referee: Leandro Soriano Marcolino
Abstract: Um agente de General Game Playing (GGP) deve ser capaz de jogar efetivamente diferentes jogos talvez com algum processo inicial de aprendizagem. Dadas as regras de um jogo qualquer, como gerar um agente inteligente que seja competitivo em comparação a agentes específicos para o jogo? Neste trabalho, propomos um método denominado UCT-CCNN para o aprendizado off-line de função de valor para estados de jogos de tabuleiro. No método UCT-CCNN inúmeras partidas são jogadas pelos agentes MCTS com política da árvore conhecida como Upper Confidence Bounds for Tree (UCT) em um processo off-line que gera uma base de dados de exemplos de estado-utilidade. A partir desses exemplos uma função de valor para os estados de jogo é aprendida com o uso de redes neurais construtivas denominadas Cascade Correlation Neural Networks. Os jogos Othello e Trilha foram submetidos ao método UCT-CCNN e os agentes obtidos foram capazes de ganhar de agentes específicos do domínio.
Subject: Monte Carlo tree search
General Game Playing
Método de entropia cruzada
Computação
Rede correlação em cascata
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-AQ2PXY
Issue Date: 2-Jun-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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