Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ESCZ-69AGSJ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior
Authors: Simone Aparecida Fernandes
First Advisor: Jose Guilherme Martins A Moreira
First Referee: Agostinho Aurelio Garcia Campos
Second Referee: Silvania Sousa Nascimento
Third Referee: Beatriz Alvarenga Alvares
Abstract: A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) trouxe mudanças quanto à estruturação, obrigatoriedade e oferta do Ensino Médio. Uma vez, que compõe esse grau de escolaridade, o ensino de Física também deverá estar orientado de acordo com o que propõem essas mudanças. De acordo com os documentos que devem orientar a reestruturação do Ensino de Física - as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), esse deverá estar pautado na compreensão de conceitos e interpretação de fenômenos. Esses documentos sugerem, ainda, que o ensino de Física deverá promover a contextualização como meio de tornar a aprendizagem significativa ao aproximá-la do mundo vivencial do aluno e a interdisciplinaridade como forma de ligar o conhecimento físico a outras áreas de conhecimento. Porém, mesmo após oito anos da promulgação da LDB, vários fatores têm dificultado a implementação da reforma. Acreditamos que por exercerem influência no trabalho que é desenvolvido no Ensino Médio, os processos seletivos ao ensino Superior sejam um desses fatores, principalmente, o vestibular de algumas universidades tradicionais. A proposta deste trabalho é, através de uma análise temporal das questões de circuitos elétricos das provas de Física dos vestibulares da UFMG, USP e UNICAMP, levantar indícios de adequação dos processos seletivos dessas universidades ao que, na nossa interpretação, definem as DCNEM e orientam os PCNEM. Acreditamos também que a implementação do novo ensino de Física será de fato efetivada se, entre outros fatores, os vestibulares se adequarem ao que está proposto pela reforma de modo a contribuírem para tal.
Abstract: The promulgation of the National Education Law (LDB, 9394/96) introduced a lot of changes in the organization of the high school in Brazil. The physics teaching compose this instruction degree then it can also be oriented with the propositions of this reform. According with the documents that orient the physics teaching restructuring, this can be focused in a valorization of the knowledge and comprehension of the concepts and interpretation of the phenomena. It also can promote the contextualization as a medium to turn off the apprenticeship significant when it is approximated of the student world and the interdisciplinarity as a form to combine the physical knowledge with the others knowledge. However, after eight years of the promulgation of the LDB, many factors had made difficult the implementation of the reform. We believe that one of these factors are the selective process for the superior education which influence the work that is developed in the high school, mainly, the exams of some traditional Universities. The propose of this work is, through a temporal analysis of the electric circuit questions of the of the physics exams of the UFMG, USP and Unicamp, to raise indications of the adequacy of the selective process of these Universities to that definethe LDB and the National Curricular Parameters orient. We believe also that the implementation of a new physics teaching will be effective if, beyond other factors, these exams will be adequate to it is proposed by the reform so that they contribute for that.
Subject: Física Ensino de segundo grau
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESCZ-69AGSJ
Issue Date: 2-Dec-2004
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disssafernandes.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.