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Type: Dissertação de Mestrado
Title: O Pensar do Estrategista: Fatores Privilegiados na Tomada de Decisão Estratégica em PMES
Authors: Werner Duarte Dalla
First Advisor: Reynaldo Maia Muniz
Abstract: O comportamento das organizações está atrelado à tomada de decisões estratégicas pelos principais atores, denominados estrategistas. O entendimento mais aprofundado das heurísticas desses estrategistas quando constroem sua estratégia organizacional possibilita o desenvolvimento e a melhoria do desempenho das próprias organizações. Para aprimorar esse conhecimento, realizou-se o presente estudo, calcado no método RepGrid, oriundo da Teoriados Construtos Pessoais, focalizando os proprietários de pequenas e médias empresas (PMEs) do pólo calçadista de Nova Serrana-MG. Essa abordagem permitiu a expansão das fronteiras da área de administração estratégica em direção à questão comportamental da psicologia, passando pela tomada de decisão. Este método foi criteriosamente adotado, de maneira a conferir validade à pesquisa e reduzir ao máximo o viés do pesquisador. Em sua consecução,procedeceu-se a uma revisão bibliográfica para a abstração de elementos que representassem todo o conhecimento do processo de construção da estratégia. Estes foram ratificados por meio de um painel com especialistas (método Delphi) e adequados à realidade das PMEs, em entrevistas com cinco dirigentes de empresas similares ao objeto de estudo. Os dados para as análises foram obtidos a partir de nove entrevistas com dirigentes das PMEs do pólo estudado, contemplando a identificação e a ligação de construtos, que tiveram como base um roteiro construído com os elementos validados. Esses dados foram analisados individualmente, para cada entrevistado, e conjuntamente, para a representação do pólo estudado. O uso de técnicas estatísticas multivariadas possibilitou a consolidação, simplificação, interpretação eapresentação dos resultados do estudo, de forma a alcançar os objetivos preconizados. Identificaram-se quatro fatores principais que norteiam o pensamento dos estrategistas das PMEs do pólo de calçados de Nova Serrana, constituindo-se em suas escalas de raciocínio quando tomam decisões estratégicas em suas organizações. Constatou-se também a necessidade de melhorar este processo, relatada pelos próprios estrategistas entrevistados. Ao proporcionar o conhecimento desses fatores e da lacuna entre o praticado e o idealizado pelos dirigentes, o presente estudo possibilitou dar um primeiro passo na direção da melhoria do processo de construção da estratégia dessas PMEs e ratificou um método capaz de diagnosticar o que passa na mente dos estrategistas quando tomam suas decisões estratégicas.
Abstract: The organizational behavior is linked to the strategic decision-making, carried through its main actors, called "strategists". The deeper understanding of these strategists heuristics, when they construct their organizational strategy, makes possible to develop and improve theperformance of their own organizations. Aiming the progress of this knowledge, the present study was based on the RepGrid method, derived from the Theory of Personal Constructs, which was undertaken with the small and medium enterprises (SMEs) owners of the footwearregion of Nova Serrana-MG. This approach allowed the development of the boundaries of strategic administration toward the behavior psychology, and going through the decisionmaking process. The method was carefully adopted aiming a valid and unbiased process. During its conception, a literature review was performed to gather the aspects that would characterize the current knowledge in the strategic development process. These aspects were endorsed by a panel with specialists (Delphi Method), and adjusted to the present conjuncture by interviews with 5 managers of companies that resembled the current study subject. The data used in the study were obtained via interviews with 9 managers of SMEs companies in the region studied. These interviews aimed the identification and association of constructs, and were based in a questionnaire developed using the validated elements. The data wereanalyzed either individually, for each interviewee, or grouped, aiming the representation of the region studied. We have used Multivariable statistic analysis, which made possible to consolidate, simplify, interpret and present the results of the current study reaching the proposed aims. We have identified four main factors that guide the strategists beliefs ofSMEs in the footwear region of Nova Serrana-MG, which constitute on their scales of thought to make strategic decisions in their organizations. Furthermore, we indentified a necessity to improve this process which was revealed by the strategists themselves. In providing the knowledge of these factors and the gap between what is performed and theimagined by the manager, the present study allowed a step to towards the improvement of the strategic conception process of theses SMEs. It also sanctioned a method capable of diagnose the strategists perspective in the process of making decisions.
Subject:  Administração
 Processo decisório
Planejamento estratégico
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FACE-7Q3T35
Issue Date: 30-Jul-2008
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