Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FACE-ABKJEF
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Uma avaliação multidimensional da qualidade da educação no Brasil a partir da abordagem das capacitações
Autor(es): Alysson Lorenzon Portella
Primeiro Orientador: Ana Flavia Machado
Primeiro Coorientador: Gilvan Ramalho Guedes
Primeiro membro da banca : Mariangela Furlan Antigo
Segundo membro da banca: Flavio Vasconcellos Comim
Resumo: O objetivo desta dissertação é criar e estimar um índice multidimensional de qualidade da educação para o Brasil, inspirado na Abordagem das Capacitações. Uma revisão da literatura da área é conduzida para selecionar as dimensões relevantes para tal índice, resultando na escolha de nove dimensões, divididas em capacitações para acesso à educação e capacitações através da educação. Utilizando os microdados da Saeb de 2003 e 2013 para alunos de 4ª/5ª e 8ª/9ª séries do Ensino Fundamental, disponibilizados pelo Inep, foi selecionada uma amostra representativa para UF's e dependência administrativa, assim como um conjunto de 47 variáveis utilizadas para representar as dimensões propostas para o índice. Métodos de Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória foram utilizados para definir o conjunto de pesos para os indicadores. Os resultados revelam que houve melhoria na qualidade da educação no período, embora tímida. Além disso, a análise dos subíndices revela a multidimensionalidade da educação, uma vez que o ordenamento das UF's variou muito de acordo com a dimensão considerada. Também percebe-se que há grande diferença entre os resultados para escolas privadas e federais, sendo estes superiores às escolas estaduais e municipais. Essas diferenças, porém, não ocorrem em todas as dimensões, de modo que a desigualdade educacional se concentra em um número restrito de dimensões, especialmente aquelas ligadas à capacitações através da educação. Finalmente, uma comparação do índice multidimensional com os resultados do Ideb e IOEB mostra diferenças significativas entre eles, reforçando a hipótese da necessidade de uma medida multidimensional inspirada na Abordagem das Capacitações
Abstract: This dissertation propose a multidimensional index of education quality for Brazil inspired on the Capabilities Approach. A literature review is conducted to select the relevant dimensions for this index, resulting in the choosing of nine dimensions, divided in two groups: capabilities to access education and capabilities through education. Using Saeb's microdata from the years of 2003 and 2013, provided by Inep, a representative sample is selected, covering States and administrative competencies, as well as students from the 5th and 9th grades from primary education. A set of 47 variables are choosen to represent the dimensions proposed for the index. The definition of a set of weights uses Exploratory and Confirmatory Factor Analysis. The index is estimated for some groups of interest for both years. The results show that there were a improvement in the quality of education in the period, although small. Besides, the analysis of the sub-indexes reveals the multidimensionality of education, as the ordering of States according to this sub-indexes varies with the dimensions under study. It can also be noted that there is a big difference between private and Federal schools vis-à-vis schools managed by States and Municipalities. These differences, however, occur only in a few dimensions, meaning that educational inequalities stem from a small number of dimensions, not from all of them. At last, the multidimensional index is compared with two other measures of education quality used in Brazil, the Ideb and the IOEB indexes. The results show a significant difference between them, calling for the need of multidimensional measures that take into account a broader notion of education.
Assunto: Indicadores educacionais Brasil
Economia
Avaliação educacional Brasil
Justiça social
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FACE-ABKJEF
Data do documento: 20-Mai-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o___biblioteca___apenas_frente_allyson_para_adrianaaa.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.