Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FACE-AEQPG2
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paula de Miranda Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor-co1Eduardo Luiz Goncalves Rios Netopt_BR
dc.contributor.referee1Simone Wajnmanpt_BR
dc.contributor.referee2Maria Carolina Tomáspt_BR
dc.creatorAna Clara Jardim Santos de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T12:42:30Z-
dc.date.available2019-08-10T12:42:30Z-
dc.date.issued2015-03-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FACE-AEQPG2-
dc.description.abstractThe Brazilian population since 1994 gone through a very important economic and social changes. Next to this is possible to see demographic changes on living arrangements that are organized people due to the fall of fertility, population aging, women's entry into the labor market as well as changes in societal values. This allowed the emergence and expansion of a new middle class that, through credit lines and increased income, changed their lifestyles and consumption patterns. From this table and on the concept created by SAE (Secretariat of Strategic Affairs), this study intends to discuss and investigate the relationship between household arrangements and patterns of the new middle class over time, by building a statistical Engel curve model, with the dependent variables demands "food", "smoking and alcohol" and "women's clothing and beauty items" and from the focal groups, which provide better understanding of the spending inside of the households , the changes over time and the perceptions about the middle class concept. For greater dialogue between the methodologies, the database used wre POF 2002-2003 and 2008-2009 only for the people of Belo Horizonte and surround, in the case of the statistical model, while the focus groups was accomplish with heads of households belonging to the same region. Using those two methodology, there was perceived a change over time in household arrangements, socially accepted values, consumption habits, the growth of the number of people belonging to the new middle class and also the identification of the feeling of belonging to the middle class regardless of participants income.pt_BR
dc.description.resumoA população brasileira desde 1994 vem passando por mudanças econômicas e sociais muito importantes. Junto a isto é possível observar mudanças demográficas com respeito aos arranjos domiciliares em que se organizam as pessoas devido à queda da fecundidade, envelhecimento populacional, entrada da mulher no mercado de trabalho além de mudanças nos valores societários. Isto possibilitou a emergência e ampliação de uma nova classe média que, através das linhas de crédito e aumento de renda, modificou seu estilo de vida e padrões de consumo. A partir deste quadro e utilizando o conceito criado pela SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos), a Dissertação pretende discutir e investigar a relação entre arranjos domiciliares e padrões de consumo da nova classe média ao longo do tempo, através da construção de um modelo estatístico a partir da curva de Engel, tendo como variáveis dependentes as demandas alimentação, fumo e bebidas alcoólicas e vestuário feminino e itens de beleza e a partir da realização de grupos focais, que proporcionam maior entendimento sobre os gastos dentro dos domicílios, as mudanças ao longo do tempo e percepções a respeito do conceito de classe média. Para maior diálogo entre as metodologias, foram utilizados os dados da POF 2002-2003 e 2008-2009 somente para a população de RMBH,no caso do modelo estatístico, enquanto os grupos focais serão feitos com chefes de domicílios pertencentes a esta mesma região. A partir destas ferramentas, observou-se uma mudança ao longo do tempo dos arranjos domiciliares, de valores aceitos socialmente, dos hábitos de consumo, o aumento do número de pessoas pertencentes à nova classe média e, além disso, a identificação do sentimento de pertencimento à classe média nos participantes independente de sua renda.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClasse médiapt_BR
dc.subjectArranjos domiciliarespt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subject.otherConsumo (Economia) Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)pt_BR
dc.subject.otherClasse média Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)pt_BR
dc.titleArranjos domiciliares e perfis de consumo: um estudo sobre a nova classe média na RMBH, 2003-2014pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_ana_clara_jardim_pdf.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.