Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FACE-AFXMSC
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Mudançasrecentes na fecundidade adolescente no Brasil: a associação com a escolaridade continua a mesma?
Authors: Paulo Henrique Viegas Martins
First Advisor: Ana Paula de Andrade Verona
First Referee: Jose Alberto Magno de Carvalho
Second Referee: Alessandra Sampaio Chacham
Abstract: Este estudo analisa o comportamento da fecundidade das mulheres de 15 a 19 anos, denominadas adolescentes, segundo grupos de anos de estudo. O principal objetivo é estudar a associação entre fecundidade adolescente e escolaridade no Brasil em um contexto de mudanças da fecundidade deste grupo de idade. Especificamente busca-se: a) analisar como e se a associação entre a fecundidade corrente das adolescentes e a escolaridade mudou entre 1991 e 2010; e b) analisar como e se a associação entre a parturição das adolescentes e a escolaridade mudou entre 1991 e 2010. Para realização do estudo utilizou-se os Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010. Para estimação da chance de ser mãe na adolescência utilizou-se um modelo de regressão logística, enquanto para análise da parturição utilizou-se um modelo de Poisson com zero inflacionado. Os resultados encontrados sugerem que mesmo após o declínio da fecundidade das adolescentes entre 2000 e 2010 e melhoria da educação no mesmo período, houve aumento das chances de ser mãe e repetir a fecundidade para adolescentes com 4 a 8 anos de estudo e diminuição das mesmas chances para aquelas com 0 a 3 anos de estudo. Concluiu-se que houve aumento das diferenças de fecundidade segundo escolaridade, quando se compara as adolescentes com 4 a 8 anos de estudo com aquelas com 9 anos ou mais de escolaridade. Desta maneira, os resultados desta dissertação sugerem que o declínio da fecundidade adolescente no Brasil entre 2000 e 2010 não deve ser explicado pela diminuição do risco de ser mãe segundo escolaridade, mas sim pelas mudanças na composição educacional que o país experimentou na primeira década deste século.
Abstract: This study analyzes the behavior of fertility of women aged 15 to 19 years, named adolescents, according to groups of years of study. The main objective is to study the association between adolescent fertility and education in Brazil in the context of fertility changes of this age group. Specifically we seek: a) to analyze how and if the association between current fertility of adolescents and education changed between 1991 and 2010; b) to analyze how and if the association between parity of adolescents and education changed between 1991 and 2010. To conduct the study, we used the Census of 1991, 2000 and 2010. To estimate the odds of being a mother in adolescence we used a logistic regression model, whereas for analysis of parity used a Poisson model with zero inflated. The results suggest that even after the decline of fertility of adolescents between 2000 and 2010 and improving education in the same period, there was an increase in the odds of being a mother and repeat fecundity for adolescents with 4-8 years of study and decreases the same chances for those with 0-3 years of study. Finally, it was concluded that there was an increase of fertility differences according to education, when comparing adolescents with 4-8 years of study to those with 9 or more years of schooling. Thus, the results of this work suggest that the decline in adolescent fertility in Brazil between 2000 and 2010 should not be explained by the decrease in the risk of mother to schooling, but by changes in the educational composition of the country experienced in the first decade of this century.
Subject: Fecundidade humana Brasil
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FACE-AFXMSC
Issue Date: 23-Feb-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paulohenriqueviegasmartins_disserta__o_final.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.