Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FACE-BEDPLE
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bruna Camargos Avelinopt_BR
dc.creatorDébora Santospt_BR
dc.creatorBruna Camargos Avelinopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T21:32:42Z-
dc.date.available2019-08-12T21:32:42Z-
dc.date.issued2019-03-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FACE-BEDPLE-
dc.description.abstractAcademic dishonesty is not a recently faced issue by the Teaching Institutions, it is so recurring and old that has expanded to other environments, like the professional. Specifically related to the Accounting Sciences students, it is crucial that already at the academic environment, their behavior should be guided by honesty and ethics, once there is no questionings about the integrity of their deeds and actions as active individuals in the labor market. The environment in which accounting professional act and even the essence of the developed activities, has been requiring a high standard of honesty, so that a reliable relationship between the professional and the claimants of their services should exist. It is in the course of the academic life that the students will learn about the occupation technique, besides developing skills that will gather and enrich their professional practices. During that phase, the professors image might be the first reference to the student about a fair and upright professional, that image can guide them to the preservation of ethics and honesty extension to the professional practice. Therefore, a healthy relationship between professor and student, besides a perception of being at an environment where the rules are clear, with consistent standard for grades distribution and where the evaluation procedures are equal, can reinforce in the student the importance of avoiding unsuitable behaviors, given that the perception of justice in the academic environment might be a fomenter of academic dishonest behaviors. Having that theoretical framework as basis, the main purpose of this study was to analyze the existing relationship among perception of justice in the academic environment and aspects related to academic dishonesty of Accountig Sciences graduation students. The study sample was composed by 451 survey method respondents. The findings of the research have shown that the three dimensions of academic justice have presented statistical significance, exerting influence over the academic dishonesty. When the students perceive distributive justice, procedural and interactional, they tend, on average, to practice dishonest attitudes. Related to the regulation variables, it can be observed that the student performance and the university ranking exerts influence over the academic dishonesty dependent variable, inferring that students with lower performance presents higher levels of academic dishonesty and, for being enrolled in one of the top five ranked universities on QS Latin America University Ranking 2018, they present a higher tendency to get involved with academic cheating. The variables age and time of university were also statistically significant, being related with academic dishonesty.pt_BR
dc.description.resumoA desonestidade acadêmica não é um problema recente enfrentado pelas Instituições de Ensino, ela é tão recorrente e antiga que tem se expandido para outros meios, como o profissional. Em relação especificamente aos estudantes de Ciências Contábeis, é imprescindível que ainda no meio acadêmico, o comportamento destes discentes seja pautado pela honestidade e pela ética, uma vez que quando atuantes no mercado de trabalho não haja questionamentos quanto à lisura de suas atitudes e trabalho. O ambiente de atuação do profissional contábil e até a essência das atividades que desenvolve tem requerido do contador um alto padrão de honestidade, para que haja uma relação de confiança entre ele e as pessoas que demandam de seus serviços. É no decurso da vida acadêmica que os estudantes vão aprender sobre a técnica da profissão, além de desenvolverem habilidades que irão agregar e enriquecer a sua atuação profissional. Durante essa fase, a figura do professor pode ser a primeira referência do aluno quanto a um profissional íntegro e justo, referência essa que pode orientar os discentes no que tange à preservação da ética e da honestidade que deverá ser estendida para o exercício da profissão. Assim, um relacionamento saudável entre essas figuras (aluno e professor), além de uma percepção de estar em um meio no qual as regras sejam claras, com critérios consistentes para a distribuição e a alocação de notas e onde os procedimentos utilizados nas avaliações sejam equitativos, pode reforçar no estudante a importância de não se adotar comportamentos que sejam ímprobos, dado que a percepção de injustiça no meio acadêmico pode ser um fomentador de atitudes academicamente desonestas. Tendo como base esse arcabouço teórico, o propósito principal deste estudo foi analisar a relação existente entre a percepção de justiça no ambiente acadêmico e aspectos relacionados à desonestidade acadêmica de estudantes de graduação em Ciências Contábeis. A amostra do estudo foi composta por 451 respondentes pelo método survey. Os achados da pesquisa mostraram que as três dimensões de justiça acadêmica apresentaram significância estatística, exercendo influência sobre a desonestidade acadêmica. Quando os discentes percebem injustiça distributiva, processual e interacional, tendem, em média, a praticarem atitudes desonestas. Em relação às variáveis de controle, observa-se que o desempenho do estudante e a classificação da universidade em um ranking exercem influência sobre a variável dependente desonestidade acadêmica, inferindo-se que alunos com desempenho inferior apresentam maiores níveis de desonestidade acadêmica e que por estarem matriculados em uma das cinco primeiras universidades classificadas no QS Latin America University Ranking 2018 eles apresentam maior propensão a se envolverem com a trapaça acadêmica. As variáveis idade e tempo na universidade também foram estatisticamente significativas, relacionando-se com a desonestidade acadêmica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectJustiça Acadêmicapt_BR
dc.subjectDesonestidade Acadêmicapt_BR
dc.subject.otherContabilidade Orientação profissionalpt_BR
dc.subject.otherContabilidade Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.titlePercepção de justiça e desonestidade acadêmica: um estudo com estudantes do curso de ciências contábeispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_d_bora_santos..pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.