Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UK69
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias
Authors: Juliana da Silva Sardinha Pinto
First Advisor: Maria Jose Braga Viana
First Referee: Antonio Augusto Gomes Batista
Second Referee: Andrea Moura de Souza Aguiar
Abstract: O presente estudo insere-se no campo da Sociologia da Educação e tem corno objetivo principal identificar e analisar as motivações, objetivos e estratégias utilizadas no processo de escolha de famílias de camadas médias que optaram por escolarizar sua prole. integral ou parcialmente, em uma (ou mais) das três escolas Waldorf localizadas em Belo Horizonte e região metropolitana. Para a construção de nosso objeto de estudo e a análise dos dados, utilizamos como referenciais teóricos, por um lado, os trabalhos Pierre Bourdieu e Basil Bernstein e, por outro, aqueles que tratam mais especificamente da dinâmica de escolha do estabelecimento de ensino para os filhos no contexto das camadas médias, em especial. aqueles que abordam a opção de famílias por estabelecimentos de ensino não "tradicionais". Como procedimento metodológico principal, realizamos entrevistas semi-estruturadas com 27 famílias e 04 docentes das escolas Waldorf investigadas; além disso. analisamos, secundariamente, alguns dados do boletim informativo publicado por urna delas. Se nosso aporte teórico já apontava para a existência de urna forte relação de proximidade entre estilo de vida das famílias das camadas médias e os estabelecimentos de ensino eleitos por elas, nossos dados empíricos mostraram que o habitus familiar de nossos sujeitos está em significativa sintonia com a sua posição sobre a pedagogia Waldorf e, conseqüentemente, à sua opção por estas escolas. Nosso estudo aponta ainda que a "cultura" dessas escolas exerce forte influência, não só sobre o habitus dos atores sociais envolvidos, mas também. sobre a relação família-escola que se estabelece neste contexto. Concluímos que as estratégias de escolha dessas famílias são influenciadas. sobretudo. por seu capital social e cultural. Além disso, elas demonstraram estar fortemente mobilizadas, tanto em relação ao processo de escolha da escola, quanto à vivência da escolarização dos filhos, propriamente dita.
Abstract: This study is situated in the field of Sociology of Education and has the objective to identify and analyze the motivations, objectives and strategies used in the choice process of middle class families that opted to school their children, fully or partially, in one (or more) of the three Waldorf schools in Belo Horizonte and metropolitan region. To build our object and analyze our data, we used as theoretical references, the works of Pierre Bourdieu and Basil Bernstein, as well as those that deal, more specifically, with the dynamics of school choice in the middle class context, specially the ones that approach the family option for non-traditional schools. As our main method of research we conducted semi-structured interviews with 27 families and 4 teachers of the Waldorf schools investigated; additionally, we analyzed some data from the schools newsletters. The theory has already pointed to the existence of a close relation between the lifestyle of middle class families and the schools chosen by them. Our empirical data showed that the family habitus of our subjects are significantly synchronized with the Waldorfs pedagogy position, and, consequently, their choice for those schools. Our study shows that the culture of those schools have a strong influence not only on the habitus of the social actors involved, but also, on the relation family-school that is established in this context. We conclude that the choice strategies developed by these families are mainly influenced by their social and cultural capital. Apart from that, they appear to be extremely mobilized, not only regarding the process of school choice, but also in relation to their childrens schooling experience.
Subject: Sociologia educacional
Educação
Ambiente de sala de aula
Ambiente escolar
Escolas Aspectos sociológicos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UK69
Issue Date: 31-Aug-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pag_iniciais_corrigidas.pdf23.53 kBAdobe PDFView/Open
juliana_disserta_ao.pdf772.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.