Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UP6K
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Contribuições do ensino de ligação iônica baseado em modelagem ao desenvolvimento da capacidade de visualização
Authors: Ariadne dos Santos Queiroz
First Advisor: Rosaria da Silva Justi
First Referee: Carmen Fernandez
Second Referee: Antonio Tarciso Borges
Third Referee: Gilmar Pereira de Souza
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral, investigar a influência de atividades de modelagem (i) no desenvolvimento da capacidade de visualização dos estudantes e (ii) na compreensão, por parte dos estudantes, do papel das representações no processo de elaboração e comunicação do conhecimento científico. Para tal, consideramos os elementos envolvidos na capacidade de visualização, de acordo com a literatura: compreender as convenções de representação comumente utilizadas em Química; traduzir um dado modelo entre os modos e submodos de representação nos quais ele pode ser apresentado; construir uma representação em qualquer modo ou submodo adequado a um determinado propósito; resolver novos problemas, utilizando uma abordagem baseada em modelos; reconhecer a importância dos modelos na elaboração e comunicação das idéias dos cientistas. O estudo foi conduzido a partir de uma situação de ensino do tema ligação iônica, conduzida através de atividades de modelagem. A turma pesquisada era constituída por 32 alunos da segunda série do ensino médio de uma escola pública federal de Belo Horizonte, todos pertencentes à faixa etária padrão para a série. Os alunos trabalharam divididos em grupos, um dos quais foi escolhido para a confecção de um estudo de caso. Os dados consistiram das atividades escritas e modelos produzidos pelo grupo no processo de ensino, de um questionário pós-instrução, respondido individualmente, dos registros das aulas em áudio e vídeo, das respostas de alguns dos estudantes em entrevistas, igualmente filmadas, além de anotações de campo feitas pela professora da turma. Com base na análise desses dados, concluímos que as atividades de modelagem favoreceram o desenvolvimento dos elementos envolvidos na capacidade de visualização e a compreensão, pelos alunos, do papel das representações na atividade científica.
Abstract: This study aims at investigating the influence of modelling activities in both the development of students visualization abilities and students understanding of the role of representations in scientific knowledge elaboration and communication processes. In order to do so, we consider the elements involved in visualization abilities, as defined in the literature: to understand the conventions of representation generally used in chemistry; to translate a given model between the modes and sub-modes in which it can be depicted; to construct a representation within any mode and sub-mode for a given purpose; to solve novel problems using a model-based approach; to recognise the importance of models concerning the creation and communication of scientists ideas. The study was conducted from a modelling-based teaching for ionic bonding. The class was composed by 32 second year students from a federal public medium level school. The students worked in groups, one of which was chosen to build a case study. Data were obtained from several sources: the written activities and the models produced by the group during the activities, an individual post-teaching questionnaire, the video-recording of all classes, interviews with some students, and teachers notes. From the data analysis, we concluded that the modelling-based activities favoured the development of the elements involved in visualization abilities as well as the students understanding of the role of representations in scientific activities.
Subject: Educação
Química Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UP6K
Issue Date: 3-Jul-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_ariadne_vers_o_revista.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.