Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VMJS
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A educação feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750/1800): a constituição de um padrão ideal de ser mulher e sua inserção na sociedade colonial mineira
Autor(es): Claudia Fernanda de Oliveira
primer Tutor: Thais Nivia de Lima e Fonseca
primer miembro del tribunal : Maria Beatriz Nizza da Silva
Segundo miembro del tribunal: Cynthia Greive Veiga
Resumen: O objetivo dessa dissertação é discutir as práticas educativas destinada a mulheres na Comarca do Rio das Velhas (Capitania de Minas Gerais) na segunda metade do século XVIII. A proposta é compreender a aprendizagem dos ofícios manuais destinados às mulheres e a inserção dessas na sociedade mineira colonial, por meio desse aprendizado. Essa educação era constituída pelo aprendizado de ofícios manuais variados, como a costura, o bordado e as técnicas para se fazer rendas. Foram analisadas as situações em que essa educação era oferecida às órfãs, durante o exercício da tutoria, por meio da análise de inventários e testamentos do período. Em geral, as mulheres, ao ficarem órfãs, passavam pelo processo de tutoria, que envolvia o encaminhamento para algum tipo de educação, o que, segundo nossas fontes, costumava envolver o aprendizado da costura, mesmo para aquelas cujos pais eram homens de posses. Esses ofícios eram ensinados às órfãs no ambiente doméstico, com as mulheres da própria família ou nas casas das mestras de costura e bordado. Esse aprendizado tinha dois objetivos: proporcionar às mulheres um conhecimento que as ajudasse na preparação para o casamento e oferecer uma formação profissional, já que muitas fizeram uso desses ofícios para obter uma renda que lhes propiciasse o próprio sustento, e ocasionalmente ajudavam também os familiares.
Abstract: Avec cette étude on a eu le but de réflechir sur les pratiques éducativesdestinées à des femmes à la Comarca do Rio das Velhas (Capitania de Minas Gerais) dans la deuxième moitié du XVIIIe siècle. Le propos est de comprendre lapprentissage des métiers destinés aux femmes ainsi que linsertion de cellesci dans la societé mineira coloniale par le biais dun savoir-faire. Cette éducation était constituée par lacquisition des métiers les plus variés, tel que la couture, la broderie et les techniques pour tisser des filets. On a analysé les situations où cette éducation était offerte à des orphelines pendant lexercice de la tutelle à travers lanalyse des inventaires et des testaments de la période. Les femmes, en géneral, dès quelles étaient des orphelines, on les soummettait au processsus de la tutelle où elles étaient orientées vers une éducation quelconque, ce qui, daprès nos documents, leur mettait habituellement à lapprentissage de la couture; mêmes celles issues de familles aisées. Ces métiers étaient enseignés à des orphelines au foyerdomestique par des femmes de leur famille ou chez les maîtresses de couture et de broderie. Cet apprentissage avait deux buts, a savoir: donner aux femmes un savoir-faire destiné à leur préparation pour le mariage et offrir une formation professionnelle, une fois que beaucoup dentre elles pratiquaient ces métiers pour assurer leurs moyens dexistence, ce qui pouvait aussi aider la famille.
Asunto: Minas Gerais Educação História sécXVIII
Educação
Educação feminina História
Educação História
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VMJS
Fecha del documento: 26-ago-2008
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