Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VQG3
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Saberes de professoras de sucesso no ensino fundamental em território rural resiliente - norte de Minas Gerais
Authors: Gentil Martins Junior
First Advisor: Maria de Lourdes Rocha de Lima
First Referee: Angela Imaculada L de F Dalben
Second Referee: Julio Emilio Diniz Pereira
Third Referee: Maria Isabel Antunes Rocha
Abstract: Este trabalho visou desvelar os saberes docentes de professoras de sucesso em território rural resiliente, a partir das práticas pedagógicas investigadas em uma amostra de cinco professoras de uma escola pública de Ensino Fundamental, Norte de Minas Gerais, buscando identificar e explicar, quais os saberes as referidas professoras gestam e produzem num contexto social rural. Os trabalhos de formação e saberes docentes representados por estudos e pesquisas no contexto urbano realizados por Gauthier et all. (1998), Tardif (2002) e Borges (2004), e, em contexto rural, por Therrien (1991-2003), Calazans (1993), Rocha (1995-2004), Lima Filho (2005) e Beltrame & Zancanella (2008) fundamentaram as análises reflexivas, críticas e metodológicas. A metodologia abordou o estudo de caso, utilizando três instrumentos de coleta de dados, que buscaram as falas, os escritos e as ações das professoras, que foram sistematizados pelas categorias de análise: saberes éticos, saberes políticos e saberes de ensino. Os resultados desta investigação reafirmaram que as professoras produzem saberes docentes, no entanto, os dados empíricos recolhidos nesta investigação ampliaram a categorização inicial pesquisada, especificando, ainda, como saberes éticos aqueles referentes à dimensão dos valores desenvolvidos pelas professoras junto aos alunos, às famílias e à comunidade rural resiliente. Os saberes políticos, constituídos pelas práticas de autonomia das professoras para participarem, democraticamente, no Conselho de Classe, no Colegiado e no Projeto Político-Pedagógico. Os saberes de ensino em constante relação com os outros saberes citados sinalizaram para a construção/produção teórica de uma Pedagogia da Resiliência para a Educação Rural. A observação dos saberes de ensino das professoras ocorreu dentro de uma arquitetura diversificada de ambientes e de experiências de aprendizagens, voltadas para formarem os alunos com múltiplas habilidades e atitudes como aprendentes. Observamos que ao mesmo tempo, as professoras promoviam a formação dos alunos, faziam também a própria formação ao desenvolver a produção compartilhada de saberes e experiências ressignificando, o contexto rural resiliente, lócus desta pesquisa.
Abstract: This essay aimed to unveil the docent knowledge of successful teachers in a rural resilient territory, starting from pedagogical practice surveyed in an intentional sample of five female teachers of a public school of Grade Level Teaching, Northern of Minas Gerais, questing to identify and explain what kind of knowledge the referred teachers manage and produce in a rural social context. The works of formation and docent knowledge represented by studies and researches in urban context applied by Gauthier et al. (1998), Tardif (2002), and Borges (2004), and in a rural context, by Therrien (1991 - 1993), Calazans (1993), Rocha (1995 - 2004), Lima Filho (2005), and Beltrame & Zancanella (2008) founded the reflexive critical and methodological analyses. The methodology approached the study of the case using three instruments of data collection that sought the talks, the written reports and teachers actions which were systematized by analyses categories: the ethical, political and teaching knowledge. The outcome of this survey reassured that the female teachers are the producers of docent knowledge, nevertheless the empirical data collected in this survey widened the categorization initially researched, still specifying as ethical knowledge the ones related to the dimension of the developed values by the teachers together with the students, the families and the resilient rural community. The political knowledge constituted by the autonomy practice of the teachers to participate democratically in the council of class, in the collegiate and in the political pedagogical project. The teaching knowledge in constant relation with the cited ones signalized to the theoretical construction/production of a resilience pedagogy for the rural education. The observation of the teachers knowledge occurred within a diversified architecture of environments and experiences of learning shaped to model the students with multiple abilities and attitudes as learners. We have observed that at the same time the teachers promoted the students formation, they also achieved their own formation by developing the sharing production of knowledge and experience meaning the resilient rural context locus of this essay.
Subject: Educação
Professores Formação
Educação rural
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VQG3
Issue Date: 28-Aug-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_gentil.pdf2.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.