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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Programa Nacional Biblioteca da Escola - Edição 2006: a chegada dos acervos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e a leitura de obras por jovens leitores
Autor(es): Bruna Lidiane Marques da Silva
Primeiro Orientador: Maria Aparecida Paiva S dos Santos
Primeiro membro da banca : Silvana Maria Pessoa de Oliveira
Segundo membro da banca: Maria Zelia Versiani Machado
Resumo: O presente trabalho se insere na linha de pesquisa Educação e Linguagem do Programa de Pós-Graduação da FAE/UFMG. O Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE é uma política pública de incentivo à leitura que visa a atuar na formação de leitores literários por meio da distribuição de livros de literatura feita anualmente para as escolas públicas do país. A edição de 2006 do Programa foi o objeto deste trabalho, que se guiou inicialmente por três objetivos principais: analisar a chegada dos acervos selecionados pelo Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte; verificar o conhecimento que os professores tinham sobre ele e identificar os seus possíveis usos dentro de sala de aula. No decorrer da pesquisa, a possibilidade de entrevistar jovens dos anos finais do Ensino Fundamental (foco do PNBE/2006) deu oportunidade a um primeiro contato com informações a respeito dos usos dos acervos por esses jovens. Nossa pesquisa estruturou-se por meio de dois instrumentos de coleta de dados: um formulário aplicado aos profissionais que atuavam nas bibliotecas escolares e um roteiro de entrevistas utilizado para guiar nossas conversas com os alunos. Foram esses instrumentos que nos permitiram análises mais detidas acerca das questões às quais nos propusemos. Foi possível observar que os acervos haviam chegado de forma efetiva nas escolas, o que viabilizou o contato dos alunos com os diversos textos que o PNBE procura privilegiar. Ainda constatamos que a divulgação do Programa é falha, pois a maioria dos auxiliares não tinha conhecimento sobre suas propostas e objetivos. Este fato também ocorria com os professores, que, por sua vez, não exerciam práticas com os acervos em sala de aula. O maior achado desta pesquisa foi descobrir que, apesar de também não estarem informados sobre o Programa, os alunos estavam lendo os livros e, de acordo com nossas análises e a fala de cada um, as obras que compõem os acervos se adequam ao gosto e à prática de leitura dos jovens.
Abstract: The present research was done within the Education and Language field of the Post- Graduation Program of FAE/UFMG. The School Library National Program (PNBE) is a public program of reading incentive aimed at developing literary readers through the yearly distribution of literature books to public schools in Brazil. The 2006 edition of the PNBE Program was the object of this research, which was primarily guided by three main objectives: analisying if the collections selected by the program really reach the schools of the municipal system of Belo Horizonte; checking how well teachers knew about it and identifying its possible uses in the classroom. During the research, the possibility of interviewing young people in the final years of primary education (which is the focus of PNBE/2006) has permitted a first contact with information concerning the uses of the collections by these young people. Our research has been structured by means of two data collection tools: A form filled by professionals who worked at the school libraries, and an interview script used to guide our conversations with the students. These tools have allowed us to make a more accurate analysis about the concerned questions. It was possible to observe that the collections had properly reached the schools, what made possible the contact of the students with different texts that the PNBE Program aims at favoring. We have also noticed that the program advertisement is poor, because most of the professionals did not have any knowledge about its purposes and objectives. This was also common among teachers, who did not make any use of these collections in the classrooms. The most valuable conclusion of this research was to find out that, even if the students were not informed about the PNBE Program, they were reading the books and, according to our analysis and their testimonials, the works that make part of the collections are adapted to the likes and reading practices of young people.
Assunto: Leitura
Bibliotecas escolares
Educação
Educação e Estado
Leitores e leitura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83ZQNR
Data do documento: 28-Ago-2009
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