Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-842H36
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | A Apropriação de habiliades textuais pela criança: fragmentos de um percurso |
Authors: | Gladys Agmar Sa Rocha |
First Advisor: | Magdah Becker Soares |
First Referee: | João Wanderley Geraldi |
Second Referee: | Maria da graça Costa Val |
Abstract: | O Objetivo desta pesquisa é uma maior compreensão do percurso empreendido pela criança, ainda iniciante na construção de sentidos através da leitura e da escrita, na aquisição das habilidades textuais.Para a construção da análise desse percurso, que procurou integrar produtos e processos, foram investigados eventos, situações consideradas significativas no processo de apropriação das especificidades do texto escrito. Os dados foram coletados na escola de 1º Grau do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, junto a oito crianças do primeiro ano de escolarização no ensino Fundamental, como o intuito de investigar os recursos, estratégias, hipóteses ou dificuldades que a criança enfrenta ao produzir um texto escrito. Destacaram-se, entre os dados considerados neste estudo, as reflexões infantis em relação a aspectos ortogéficos, á tessitura textual e á organização fisíca do texto. Observou-se que, quando inserida num contexto situacional que privelegia um trabalho com a linguagem e não im trabalho sobre a linguagem, a criança é capaz, desde muito cedo, de refletir sobre seu texto escrito e de reestrutuá-lo, bem como de considerar, de modo consciente, a perspectiva do leitor. |
Abstract: | Le but de cette recherche c'est d'avoir une plus grande compréhension du parcours de i' enfant qui débute encore dasns la construction des sens par la lecture et I'éscriture, dans les acquisitions des habiletés textuelles. Pour I' analuse de ce parcours, qui a cherché á intégrer des produits et des processus, ont été examinés quelques événements, des situations considérées significatives dans le processus d'appropriation des spécificités du texte écrit. Les donées ont été obtenues à 1 escola de 1 grau do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, auprés d'huit enfants de la premiére année de scolarisation de 1' enseignement Fondamental, dans le but d'investiguer le ressources, les stratégies, les hipothéses ou les fifficultés auxquelles 1' enfant fait ace quand il produit un texte écrit. Parmi les données Considerées dans cet étude sont ressorties les réflexions enfanines par rapport aux aspects orthographiques, au tissu textuel et à 1' organisation physuqye du texte.I1 a été obseré que, insére dans un conexte fonctionnel qui privilégie le travail avec le langage et pas un travail surle lanae, 1' enfant est capable, trés tôt, de réflexir m sur son texte écrit et de le restructurr, ainsi comme de considérer, conscimmente, la perspective du lecteur. |
Subject: | Leitura Educação Alfabetização Escrita |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-842H36 |
Issue Date: | 23-Mar-1998 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a_apropria__o_das_habilidades.pdf | 29.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.