Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-843QMD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Emilia Caixeta de Castro Limapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Zelia Versiani Machadopt_BR
dc.contributor.referee2Monica Angela de Azevedo Meyerpt_BR
dc.contributor.referee3Carmen Maria De Caro Martinspt_BR
dc.creatorJunia Freguglia Machado Garciapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T13:13:31Z-
dc.date.available2019-08-12T13:13:31Z-
dc.date.issued2009-12-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-843QMD-
dc.description.abstractThis work is part of the dialogue between the research fields of language and science education which will produce knowledge that point to the importance of considering the meaning processes involved in learning scientific concepts. According to the approach of social interaction supported especially in the theory of Vygotsky, the role of language is in the process of integration of apprentices in the scientific culture. Based on this assumption, I adopt the perspective of enculturation in accordance with the ideas of Driver, and the promotion of cross between the culture of students and the culture of science or science education, as proposed by Aikenhead. We are interested in analyzing the discourse in cultural perspective, designed in Bakhtinian theory as sets of statements used in various spheres of human communication that the purpose of this study, reflect the ways of thinking categorized by Bruner. In this research, analyze the production of meaning that occurred in the discursive interactions in a science class during the showing of a narrative animation involving the concept of biological adaptation. From this interaction, I tried to understand how teacher and students negotiate meanings with narrative discourse as a mediator of communication process where different modes of thought and cultural perspectives are confronted, they deny and also complement each other. The analysis was based on the observation of the class and written record of statements of persons involved in discursive interaction. From this analysis highlight the findings on the influence of context on the responsive attitude of the students who produce speeches, confronting or complementing the narrative and paradigmatic modes of thought, as well as the effect of mediation by the narrative of animation in terms of learning and motivation students. The meanings produced about biological adaptation, on the interaction, do not differ from those described by other studies showing a view of evolution as progress and adaptation as a necessity of living beings. However, if taken in terms of enculturation, the use of narrative was established as a route rich in the process of learning scientific concepts, allowing for the crossing of cultural borders from the language usage in everyday subcultures and science education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho insere-se no diálogo entre os campos de pesquisa da linguagem e do ensino de ciências os quais produzem conhecimentos que apontam para a importância de se considerar os processos de significação envolvidos na aprendizagem de conceitos científicos. De acordo com a abordagem sócio-interacionista apoiada especialmente na teoria de Vygotsky, o papel da linguagem é fundamental no processo de inserção dos aprendizes na cultura científica. Partindo desse pressuposto, adoto a perspectiva de enculturação de acordo com as idéias de Driver, e de promoção do cruzamento entre a cultura dos estudantes e a cultura da ciência ou da ciência escolar, conforme proposto por Aikenhead. Interessa-nos analisar os discursos na perspectiva culturalista, concebidos na teoria bakhtiniana como conjuntos de enunciados utilizados nas diversas esferas da comunicação humana que, na proposta desse trabalho, refletem os modos de pensar categorizados por Bruner. Nesta pesquisa, analiso a produção de sentidos que se deu nas interações discursivas em uma aula de ciências durante a exibição de uma narrativa de animação envolvendo o conceito de adaptação biológica. A partir dessa interação, procurei compreender como professor e estudantes negociam significados tendo a narrativa como discurso mediador de um processo comunicativo, no qual distintos modos de pensamento e perspectivas culturais se encontram, se confrontam, se negam e também se complementam. A análise foi realizada a partir da observação da aula e registro escrito dos enunciados dos sujeitos envolvidos na interação discursiva. Dessa análise destaco as considerações relativas à influência do contexto sobre a atitude responsiva dos estudantes que produzem discursos, confrontando ou complementando os modos narrativo e paradigmático de pensamento, assim como efeitos da mediação pela narrativa de animação do ponto de vista da aprendizagem e da motivação dos alunos. Os sentidos produzidos sobre adaptação biológica, na interação, não diferem daqueles mencionados por outros estudos que mostram a visão da evolução como progresso e a adaptação como uma necessidade dos seres vivos. No entanto, se tomado do ponto de vista da enculturação, o recurso da narrativa constituiu-se como um percurso rico em termos de processo de aprendizagem de conceitos científicos, por possibilitar o cruzamento entre fronteiras culturais a partir da linguagem em uso nas subculturas do cotidiano e da ciência escolar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectInterações discursivaspt_BR
dc.subjectAdaptação biológicapt_BR
dc.subject.otherEnsino audiovisualpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA produção de sentidos no contexto de uma aula de ciências sobre adaptação biológica mediada por um desenho de animaçãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_junia_freguglia.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.