Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84ANL2
Type: Tese de Doutorado
Title: Escolarização da arte: dos anos 60 aos 80 do século XX (Recife-Pernambuco)
Authors: Maria Betania e Silva
First Advisor: Ana Maria de Oliveira Galvao
First Referee: Anna Mae Tavares Bastos Barbosa
Second Referee: Rejane Galvão coutinho
Third Referee: Lucia Gouvea Pimentel
metadata.dc.contributor.referee4: Bernardo Jefferson de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee5: Antonio Augusto Gomes Batista
Abstract: O objetivo central deste trabalho foi investigar o processo de escolarização da arte em três escolas públicas da região metropolitana da cidade do Recife no período dos anos 60 aos 80 do século XX. Está baseado na História das Disciplinas Escolares e discute questões sobre a transposição didática e a cultura escolar. As principais fontes de pesquisa foram documentos impressos, manuscritos, imagéticos e orais. Entre os documentos utilizaram-se leis, pareceres, resoluções, programas escolares, propostas de ensino, programas específicos de arte elaborados pelos professores que assumiram a docência da arte, roteiros de elaboração e organização de conteúdos e atividades dos professores, cadernetas, históricos, materiais de pesquisa utilizados pelos professores para a construção da sua prática pedagógica, pastas e livros de atas, quadros curriculares, certificados etc. Outros documentos foram fotografias, atividades realizadas pelos alunos, depoimentos de professores, alunos e outros funcionários das escolas estudadas e jornais do período de investigação. A pesquisa mostra que as primeiras experiências artísticas vividas no seio da família e a rede de relações estabelecida na trajetória individual e de formação profissional do professor contribuíram para sua formação artística, a estruturação e organização de seu trabalho pedagógico com arte. Embora a arte ensinada na escola tenha apresentado elementos advindos dos espaços de formação que o professor freqüentou não podemos afirmar que ela adveio do conhecimento científico. Muitas vezes a arte ensinada foi criada e produzida na própria dinâmica do cotidiano escolar. As escolas apresentaram uma diversidade significativa na arte que era ensinada e por isso não havia na escola um ensino de arte, mas, sim, ensinos de artes. A arte produzida pela escola era completamente diferenciada da arte dos movimentos artísticos produzida pelos artistas em um período de governo ditatorial, no caso brasileiro. Os alunos das escolas estudadas compunham o grupo seleto que atingia a educação secundária no Brasil no período estudado. O grande número de alunos por sala foi uma das dificuldades apresentadas pelo professor para envolver todos os alunos nas atividades propostas, mas a invenção de estratégias que possibilitassem uma aprendizagem mais prazerosa foi explorada pelo professor. A participação dos alunos nas atividades escolares foi destacada por todos os sujeitos da pesquisa. Os grêmios e clubes escolares foram apresentados como lugares específicos de organização e reunião dos alunos. As diversas experiências vivenciadas pelos alunos provocaram uma dinamicidade no espaço escolar e os lugares escolhidos pelo professor para a realização dessas atividades diferenciadas corresponderam a sua própria trajetória de formação e as concepções que tinha de arte. Os processos metodológicos utilizados pelo professor e as formas de veicular a arte no interior mesmo do espaço escolar foram diferenciadas provocando uma constante dinâmica nas aulas de arte. A escola ao apropriar-se da produção artística desenvolvida pelos alunos utilizava-a como um marco diferencial de seu trabalho pedagógico para ser visto e apreciado pelo público escolar e pelas personalidades que freqüentavam a escola. Por fim, a dificuldade em estabelecer critérios do como e do que avaliar em arte levou ao estabelecimento de elementos que diziam mais respeito às atitudes e comportamentos que ao processo de aprendizagem em arte.
Abstract: The main purpose of this study was to investigate the process of arts' schooling during the period between 1960 and 1980 in three public schools from the metropolitan area of Recife. It takes the History of School Subjects as a premise and analyzes aspects of the didactic transposition and school culture. The main sources of data gathering were printed documents, manuscripts, iconographic and oral statements. Amongst the documents were analyzed laws, reports, resolutions, curricula, teaching programs, specific programs of arts elaborated by teachers who taught arts, preparation guidelines and contents' planning as well as teachers' activities, teachers' history, register materials, research data used by teachers in order to support their pedagogical practice, folders and books of minutes, curriculum frameworks, certificates and so forth. Pictures, activities performed by students, testimonials from teachers, students and other school staffs were also studied, and newspapers of the period (1960-1980). The findings of this research points to the belief that the first artistic experiences lived in family and amongst those from the network of relationships established in each individual trajectory and teaching training contributed to his artistic formation, the structuring and organization of his/her work in the teaching of arts. Although, the art taught in school has shown elements from the educational institutions attended by the teacher it cannot be said that it came from scientific knowledge. Often the art taught was created and produced in the day-to-day dynamics of school life. The schools showed differences in the focus the teaching of arts took and, therefore, there was not only one school of art education approach, but various ways for the teaching of arts. The art produced in schools were very much different from the art produced by artistic movements from the period of military dictatorship in Brazil. The pupils studied made up the select group which achieved the secondary school in Brazil. On one hand, the large number of students per class was one of the difficulties, presented by teachers, which hampered the engagement of all students in proposed activities, but, on the other hand the invention of strategies that would enable a more pleasant learning was explored by teachers. Pupils' participation in school activities was highlighted by all research participants. The alumni associations and school clubs were pinpointed as specific places for students' organization and meetings. The diverse students' experiences led to a dynamical school environment and the places chosen by teachers to carry out those different activities had a relation to their training trajectory and conceptions of arts. As the research's data suggests the methodological approaches used by teachers and their ways of conveying arts within the same school area were often varied and caused a frequent dynamical environment in arts classes. Schools took over students' artistic production and used it as a landmark of its work, to be seen and appreciated by the school public and by celebrities who attended them. Finally, the difficulty of establishing the evaluation criteria for arts as a subject led to the choice of elements which said more about the attitudes and behaviors than about the learning process of arts
Subject: Educação
Recife (PE)
Arte séc XX Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84ANL2
Issue Date: 26-Feb-2010
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_completa_em_pdf.pdf16.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.