Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JP7H
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Lydia Bezerra Santiagopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Cristina Soares de Gouveapt_BR
dc.contributor.referee2Nadia Laguardia de Limapt_BR
dc.contributor.referee3Andrea Maris Campos Guerrapt_BR
dc.creatorMagda Helena Balbino Casarottipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T03:47:42Z-
dc.date.available2019-08-14T03:47:42Z-
dc.date.issued2009-08-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JP7H-
dc.description.abstractRechercher les impasses des instituteurs face aux questions de la sexualité infantile dans l´espace scolaire fut le centre de l´étude realisé.On a cherché à vérifier les difficultés de l´enseignant pour agir quand il s´agit des situations dont la sexualité infantile se manifeste et de quelle façon ce sujet intervient dans l´action pédagogique. Au-delà de la révision de la littérature à propos de ce sujet , d´après le référentiel théorique de la Psychanalyse, on a réalisé des Conversations avec un groupe de huit enseignants de l´éducation infantile des écoles publiques et privées de Belo Horizonte. Le manque d´un savoir prédéterminé pour travailler la sexualité dans l´école provoque un malaise. L`analyse des Conversations nous a permis apercevoir comme la subjectivité de l´enseignant, face aux questions de la sexualité , emerge changeant son attitude face aux questionnements des élèves , soient-ils originaires des écoles publiques ou privées. Au cours des Conversations les enseignants ont rapporté l´importance de l´espace de circulation de la parole concernant la sexualité de l´enfant, rendant possible les réflexions sur leur praxis et la construction d´une nouvelle manière d´agir et de penser la sexualité dans l´enfance.pt_BR
dc.description.resumoInvestigar os impasses dos professores da educação infantil, diante das questões da sexualidade da criança, no espaço escolar, foi o foco central do estudo realizado. Buscamos averiguar as dificuldades do professor em agir diante de situações em que a sexualidade infantil emerge e de que maneira esse tema interfere na ação pedagógica. Além da revisão da literatura sobre o assunto, a partir do referencial teórico da Psicanálise, foram realizadas Conversações com um grupo de oito professores da educação infantil: docentes de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte. A ausência de um saber predeterminado para lidar com a sexualidade, na escola, gera mal-estar. A análise das Conversações permitiu-nos perceber como a subjetividade do educador diante das questões da sexualidade surge, interferindo na condução dos questionamentos dos alunos, sejam eles oriundos de escolas públicas ou privadas. No decorrer das Conversações, os professores relataram a importância do espaço de circulação da palavra sobre a sexualidade da criança, possibilitando reflexões sobre suas práxis e construção de um novo modo de agir e pensar sobre o sexual na infância.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação sexual para criançaspt_BR
dc.titleSexualidade na educação infantil: impasses dos professores diante das questões das criançaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_magda_completa.pdf591.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.