Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KPCT
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Danusa Munford | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rosy Mary dos Santos Isaias | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Arnaldo de Moura Vaz da Silva | pt_BR |
dc.creator | Leticia Maria Ramos Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T06:38:50Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T06:38:50Z | - |
dc.date.issued | 2010-08-20 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KPCT | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo de estudo descrever e analisar as práticas de uma formadora de professores com formação acadêmica apenas na área de Ciências Biológicas. Nosso foco são as ações dessa formadora que trazem contribuições para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo. Realizamos um acompanhamento das aulas de duas turmas de uma professora em uma disciplina denominada Laboratório de Ensino de Ecologia em uma universidade pública federal. Este estudo tem um enfoque no campo de pesquisa qualitativa com abordagem naturalística e utiliza como método de pesquisa o estudo de caso instrumental. Utilizamos vários instrumentos de coleta e registro de dados para o desenvolvimento da pesquisa: observação participante, notas de campo, registros de áudio e vídeo e entrevista. Embora nosso estudo não tenha sido orientado pelo método da etnografia, os instrumentos utilizados podem ser considerados ferramentas etnográficas. A análise dos dados envolveu a construção de quadros de apresentação, mapas de eventos e transcrições. A partir da análise e interpretação dos dados, identifiquei que a formadora norteava suas ações no sentido de ensinar futuros professores sob uma perspectiva reflexiva e não tecnicista. A partir do objetivo de ensinar futuros professores a ensinar conteúdos específicos, a professora Ana organizou a disciplina de uma forma que proporcionava aos licenciandos: a construção de conhecimentos, a capacidade de integrar diferentes domínios docentes, a competência de refletir-na-ação e, talvez, a competência de refletir sobre a reflexão-na-ação. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento pedagógico de conteúdo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores Formação | pt_BR |
dc.title | Promovendo a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo em um curso de licenciatura de Ciências Biológicas: uma caracterização da prática do professor-formador em uma disciplina de laboratório de ensino | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_leticia_calab.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.