Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KSUH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosemary Dore Heijmanspt_BR
dc.contributor.referee1Rita Medicipt_BR
dc.contributor.referee2Jose Francisco Soarespt_BR
dc.creatorCarla Marcia Paiva Assis Bonfimpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T10:49:14Z-
dc.date.available2019-08-10T10:49:14Z-
dc.date.issued2009-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KSUH-
dc.description.abstractThe present study seeks to provide an overview of the situation of women in Professional Education in Brazil, in Minas Gerais and in Belo Horizonte Metropolitan Area. The quantitative and qualitative research presents a critical analysis of the data available in the Censo Escolar da Educação Profissional for the years of 2001-2006. Documentary research methodology has been applied as a means of determining and interpreting the milestones in Brazilian education and their influence in the access and presence of women in Professional Education. The study offers a better understanding of womens presence/absence in this education modality by seeking to identify the areas in which they are concentrated and by relating these findings to womens emancipation movement and their insertion in public spaces. The historical review presented makes it clear that women have advanced in society after they have acquired the right of attending school, entered the labor market and started participating in national politics. However, it is shown that challenges remain, especially for black and low-income women. Data analysis has pointed to a progressive expansion of Professional Education from 2001-2006 in the three areas studied, both in the increase of schools and enrolment number. Women have been a part of this expansion as a balance in male and female enrolment numbers has shown. This fact, however, does not necessarily imply a change in gender relations, as women continue to be concentrated in traditionally female areas, which also happen to be less valuable in social terms. A general conclusion of this study is that divisions among men and women clearly persist as far as their distribution along areas of Professional Education is concerned. These divisions bear cultural standards and values related to the roles that men and women play in society.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo explicitar a situação das mulheres na Educação Profissional de nível médio, no Brasil, em Minas Gerais e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa apresenta uma análise crítica dos dados do Censo Escolar da Educação Profissional, durante os anos de 2001 a 2006, e foi realizada segundo uma abordagem metodológica baseada em análise documental, caracterizada por revisões acerca da interpretação dos marcos da educação brasileira e de sua influência no acesso e na permanência de mulheres na Educação Profissional. O trabalho traz uma maior compreensão sobre a presença/ausência feminina nessa modalidade de ensino, buscando identificar as áreas em que as mulheres estão concentradas e relacionando os resultados encontrados ao movimento de emancipação feminina e de inserção da mulher no espaço público. Neste estudo, fica comprovado, através da retrospectiva histórica, o avanço que as mulheres empreenderam na sociedade depois de sua entrada na escola, no mercado de trabalho e na vida política do país. Porém, mostramos que persistem os desafios, principalmente, para as mulheres pobres e de cor/raça preta. A análise dos dados indicou a progressiva expansão da Educação Profissional, tanto no tocante ao número de matrículas, quanto de estabelecimentos, durante o período de 2001 a 2006, nas três regiões estudadas. Comprovamos que as mulheres têm acompanhado a expansão dessa modalidade de ensino, havendo, inclusive, um certo equilíbrio entre o número geral de matrículas masculinas e femininas. Todavia, verificou-se que esse fato não implica, necessariamente, uma mudança nas relações de gênero, uma vez que as mulheres continuam concentradas em áreas tradicionalmente femininas e que são menos valorizadas socialmente. Assim, nosso estudo conclui que persistem, claramente, as divisões entre homens e mulheres na distribuição pelas áreas de formação profissional. Essas divisões carregam padrões culturais e valores relativos aos papéis que cada um exerce na sociedade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCenso escolarpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação feminina  pt_BR
dc.titleA situação das mulheres na educação profissional de nível médio: uma análise dos dados do censo escolar 2001 a 2006pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_carla_pdf.pdf860.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.