Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84RJM9
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nigel Pelham de leighon Brookept_BR
dc.contributor.referee1Maria Márcia Sigrist Malavasipt_BR
dc.contributor.referee2Angela Imaculada L de F Dalbenpt_BR
dc.creatorAna Maria Alves Saraivapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T13:24:28Z-
dc.date.available2019-08-14T13:24:28Z-
dc.date.issued2009-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-84RJM9-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to investigate the relationship between the schools Political Pedagogical Project (PPP) and the level of growth in student learning. The research was conducted in four state government schools in Belo Horizonte, selected from among those participating in the GERES project, a panel- design, longitudinal research program to investigate learning progress among a cohort of students during the first four years of elementary school. Once the sample of schools was defined, through the use of a value-added learning criterion, the study was organized into three stages. The first involved the analysis of the PPP of each of the schools with the objective of gathering information on their development, content, compatibility with the theoretical assumptions and the official guidelines and the ability to guide classroom teaching activities. In the second stage, a questionnaire was applied to teachers to collect as to their participation in the drafting of their school PPP, their knowledge of the project and use made of in the classroom. The information supplied by the PPPs and the questionnaires were then related to the Value-added of the school, so see if the PPP could assist in explaining the differences observed between the schools regarding to level of progress of their students. The research concluded that the PPP follow standardized pattern, that they are not in agreement with the guidelines offered by the Secretariat of Education and do not reflect the specific characteristics of the schools. We failed to detect any relationship between the school PPPs and the level of learning of the students.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste estudo é investigar a relação entre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e o nível de crescimento da aprendizagem dos seus alunos. A pesquisa foi desenvolvida em quatro estabelecimentos de ensino da rede Estadual de Belo Horizonte selecionados entre os participantes do projeto GERES, que é uma pesquisa de painel com desenho longitudinal que investiga o progresso na aprendizagem escolar de um mesmo grupo de alunos nos quatro anos iniciais do ensino fundamental. A partir da definição das escolas da amostra, utilizando o critério de valor agregado, a pesquisa foi organizada em mais três etapas. A primeira dessas foi a análise do PPP de cada escola com o objetivo de apreender informações acerca de sua elaboração, conteúdo, adequação aos pressupostos teóricos e diretrizes oficiais e capacidade de nortear as ações pedagógicas em sala de aula. Na segunda etapa foi aplicado um questionário contextual a uma amostra de professoras dos anos iniciais para levantar informações pertinentes à sua participação na elaboração do PPP da escola, seu conhecimento desse projeto e a utilização que faz dele na sala de aula. As informações contidas nos projetos e a respostas obtidas nos questionários foram relacionadas com o valor agregado da escola, permitindo verificar se o PPP pode auxiliar na explicação das diferenças, observadas entre as escolas, quanto ao progresso no nível de aprendizagem de seus alunos. Ao final da pesquisa conclui-se que os projetos são padronizados, que não estão de acordo com as sugestões para sua elaboração oferecidas pela Secretaria da Educação e não refletem as especificidades das escolas. Verificamos ainda que nas escolas da pesquisa não se detecta nenhuma relação entre o PPP e a aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subjectProjeto GERESpt_BR
dc.subjectValor agregadopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacional  pt_BR
dc.subject.otherEducação e Estadopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleA relação entre o projeto pedagógico e a aprendizagem dos alunos em escolas participantes do Projeto Geres em Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_defendida.pdf500.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.