Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84RJUQ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Entre fraldas e letras, fazeres e afetos: enredos de educadoras infantis (UMEIs de Belo Horizonte /2007-2008)
Authors: Genicia Martins de Matos
First Advisor: Ines Assuncao de Castro Teixeira
First Co-advisor: Maria Ines Mafra Goulart
First Referee: Isabel de Oliveira e Silva
Second Referee: Adriana Maria Cancella Duarte
Abstract: RESUMO Este estudo analisa quem são as educadoras infantis de duas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) de Belo Horizonte, como se veem e sentem a sua condição profissional e de trabalho. Discute, especialmente, a rotina de trabalho das educadoras com as crianças, sobretudo a arquitetura do tempo, do espaço e as práticas que as constituem. Contém, ainda, uma análise inicial de suas autoimagens profissionais, de suas concepções sobre as crianças, bem como das alegrias, tensões e dificuldades inscritas no dia-a-dia dessas profissionais nas duas UMEIs. Procura, ainda, identificar e compreender os motivos e circunstâncias associados à entrada e permanência dessas educadoras nessa atividade profissional, buscando interpretar os sentidos que elas lhe atribuem. A pesquisa foi realizada com educadoras que atendem crianças entre 1 e 6 anos de idade, em 2007 e 2008. Trata-se de uma investigação na perspectiva qualitativa, realizada mediante a observação direta do cotidiano das educadoras nas UMEIs combinada à realização de entrevistas narrativas individuais e entrevistas semiestruturadas com grupos de educadoras dessas instituições. As profissionais foram subdivididas em dois grupos, segundo a faixa etária das crianças com as quais trabalhavam, agrupamentos assim definidos: educadoras que trabalham com Primeiro Ciclo (crianças menores de três anos) e as que trabalham com o Segundo Ciclo (crianças maiores de três anos). Dentre as principais descobertas deste estudo, está a existência de pontos comuns e distintos revelados por esses dois segmentos de educadoras infantis quanto às questões investigadas. Elas se aproximam, por exemplo, quanto à referência que sustenta suas autoimagens profissionais, isto é, o que elas consideram como sendo um professor ou como a atividade docente. Contudo, as educadoras que trabalhavam com crianças menores de três anos, que demandam ações de cuidados (físicos e emocionais) muito intensos, entendem que a imagem de professora não é suficiente para definir a complexidade dos fazeres dessa profissão. Outro ponto que elas compartilham refere-se às suas alegrias nesse trabalho, pois atribuem à relação com as crianças - por entre fraldas e letras, fazeres e afetos sentimentos de alegria, gratificação e beleza. Elas participam, testemunham e colaboram com o desenvolvimento das crianças. Elas possibilitam as crianças o aprendizado e incorporação de saberes e práticas culturais, individual e coletivamente. Nos aspectos que as diferenciam, destaca-se que as profissionais que trabalham com crianças menores de três anos revelaram que os cuidados corporais (higiene e alimentação) e de proteção predominam em suas rotinas de trabalho, ocupando grande parte do tempo de suas lidas diárias com a criança na instituição, prejudicando a realização de outras atividades educativas. Quanto às educadoras das crianças acima de três anos, têm preocupações relativas à realização de atividades de ensino de leitura e escrita de letras e numerais, e com o desenvolvimento de habilidades nas crianças (recorte, colagem, ouvir e contar histórias, dentre outras). Nesse subgrupo, as atividades de cuidado parecem não constituir um ponto expressivo de tensão e dificuldade na rotina diária. Estes se localizam, especialmente, na desvalorização social dessa atividade e carreira profissional, associada de um lado ao imaginário social que desqualifica e desvaloriza os trabalhos considerados femininos, como certo tipo de serviços e de cuidados, bem como as próprias crianças e o trabalho com elas ; e, de outro, está a inferiorização e o descaso do poder público para com a Educação Infantil, localizada no patamar mais baixo do prestígio social, sendo, portanto, menos valorizada material e simbolicamente nas hierarquias sociais e escolares, nas políticas públicas e na gestão educacional.
Abstract: This study examines educators who are the children of two units of Municipal Child Education (UMEIs) from Belo Horizonte, as we see and feel your work and working condition. Discussed, especially the routine work of educators with the children, especially the architecture of time, space and the practices that constitute it. It also has an initial analysis of their autoimagens professionals, their ideas on children, as well as the joys, tensions and difficulties included the day-to-day practitioners of the two UMEIs. Looking further, identify and understand the reasons and circumstances associated with entry and stay of educators in professional activity, seeking to interpret the meanings they attach to. The research was conducted with educators that serve children between 1 and 6 years old in 2007 and 2008. This is a qualitative perspective in research, carried out by direct observation of everyday life of educators in the combined UMEIs conducting interviews individual narratives and interviews with groups of semi-educators of these institutions. The professionals were divided into two groups according to age of children with which worked, well defined groups: educators who work with first cycle (children under three years) and those working with the second cycle (children over three years). Among the major findings of this study is the existence of common and different points revealed by these two segments of childhood educators on the issues investigated. They are close, for example, the reference that maintains its autoimagens professionals, ie what they consider to be a teacher or as a teaching. However, the educators working with children under three years, actions that require care (physical and emotional) very intense, consider that the image of teacher is not enough to define the complexity of doing such work. Another point that relates to them share their joy in this work therefore attach to the relationship with the children - in between diaper and letters, make and affection - feelings of joy, gratification and beauty. They participate, witness and work with the development of children. They enable children to learn and incorporation of cultural knowledge and practices, individually and collectively. The aspects which differentiate it, is that the professionals working with children under three years revealed that the physical care (health and nutrition), and prevail in protecting their routines of work, occupying much of their time to read daily with the child in the institution, undermining the achievement of other educational activities. As for educators of children over three years, have concerns regarding the conduct of activities for teaching reading and writing of letters and numerals, and the development of skills in children (cutting, pasting, listening and storytelling, among others). In this subgroup, the activities of care do not seem to be a significant point of tension and difficulty in daily routine. These are located, especially in the devaluation of the social and professional activity, associated to the imaginary part of a social and disqualifies it devalues the work women considered as a certain type of services and care as well as the children and work with them; and, secondly, is inferiorização and neglect of public education to the child, at the lowest level of the education system and are therefore less valued material and symbolic in social hierarchies and school, in public policy and management education.
Subject: Professores Formação profissional
Educação de crianças  
Educação
Pratica de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84RJUQ
Issue Date: 27-Aug-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o.pdf952.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.