Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84RPEV
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Entre sons e silêncios: apropriações da música no livro didático no ensino de história afro-brasileira
Authors: Luciano Magela Roza
First Advisor: Junia Sales Pereira
First Referee: Virgínia Alburquerque de Castro Buarque
Second Referee: Lana Mara de Castro Siman
Third Referee: Aracy Alves Martins Evangelista
Abstract: Este trabalho tem como proposta investigativa a análise de como a música tem sido problematizada como documento histórico e recurso didático de significativa potencialidade, sobretudo no ensino da História afro-brasileira presente nos livros didáticos. A análise prioriza os Livros Didáticos de História melhor aprovados e mais adotados pelos professores de história dentre os aprovados pelos PNLD 2008. Em síntese, interessa-nos compreender como está sugerido, nos livros didáticos, o uso da música para o ensino-aprendizagem dessa temática na educação brasileira já sinalizada nos PCNs de História, mas afirmada de forma assertiva a partir da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Correlatas. Considerando-se o uso da música como recurso didático e fonte histórica inserida no livro didático, as práticas de leituras sugeridas nestes materiais e a natureza dos mesmos, os aportes teórico-metodológicos que fundamentam a pesquisa vinculam-se à produção em torno dos estudos sobre práticas de leitura e a natureza dos livros didáticos. Compreende-se o livro didático como um objeto de múltiplas faces e dimensões técnicas, pedagógicas e ideológicas e, em sua materialidade, resultado cultural da interferência de vários sujeitos. Dentre os objetivos da pesquisa, estão a reflexão sobre as formas de apropriação da música popular e seus usos sugeridos pelos Livros Didáticos de História, bem como um aprofundamento nas discussões teórico-metodológicas sobre as possibilidades interpretativas da canção como recurso didático e fonte histórica com possíveis contribuições à discussão sobre metodologias renovadas para o ensino de História. Assim, priorizando em um primeiro momento a análise das apropriações da música de forma geral e, posteriormente, de forma mais centrada nos episódios da história afro-brasileira, a investigação é tributária não apenas dos estudos do livro e da leitura, mas também dos estudos que visam à análise do potencial educativo da música e também, de maneira crítica e reflexiva, dos pressupostos inseridos no ensino da história afro-brasileira.
Abstract: This work has proposed research as analysis of how the music has been full of problems as a document of historical and significant educational resource potential particulary in the teaching of history afro-brazilian in this textbook. The analysis prioritizes the best of history textbooks approved and adapted by most teachers of history among those approved by PNLD 2008. In short, interested in understanding as suggested in the textbooks the use of music for teaching and learning of this issue in Brazilian education already flagged in PCNs of history, but stated in the assertion of the law 10.639/03 and related gueclelines. Considering the use of music as an educational and historical source inserted in the textbook, the practices of the suggested readings and materials of the same nature the theoretical and methodological contributions that underlie the search is linked to production around the studies of practice making and the nature of textbooks. We understand the textbook as an object of many faces and dimensions technical, educational and ideological, and its materiality, culture result of the interference of various subjects. Within the research objective are the reflection on the forms of appropriation of popular music and its uses suggested by the history textbooks and an in depth theoretical and methodological discussion on the possible interpretations of the song as an educational and historical source of possible contributions to the renewed discussion on methodologies for the teaching of history. This focusing on a first moment analysis of the appropriation of music in general and, later, more focused on episodes of the afro-brazilian history, the tax investigation is not only the studies aimed at examining the educational potential of music and, of critical and reflective way, the assumptions included in the teaching of history afro-brazilian.
Subject: Educação
Musica na educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84RPEV
Issue Date: 28-Sep-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
entre_sons_e_silencios3.53 MBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.