Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VHKM
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O ato criativo de comparar: um estudo das analogias elaboradas por alunos e professores de ciências
Authors: Nilmara Braga Mozzer
First Advisor: Rosaria da Silva Justi
First Referee: Carmen Fernandez
Second Referee: Antonio Tarciso Borges
Abstract: As analogias são um recurso potencial do pensamento humano através do qual podemos adquirir novos conhecimentos ou modificar aqueles já existentes, possuindo, portanto um papel crucial na cognição humana. Nesse sentido, compreender como o raciocínio analógico se processa torna-se uma condição necessária para a compreensão de como o ser humano aprende. Apesar da importância desse conhecimento, existe pouca concordância na literatura das ciências cognitivas sobre esse tipo de raciocínio. Na perspectiva deste trabalho e no intuito de fornecer maiores esclarecimentos sobre o processo, assumimos as analogias como modelos que relacionam dois domínios análogos comparados: o familiar (domínio análogo) e o não familiar (domínio alvo). Compreendendo a noção de familiaridade como uma particularidade individual, este trabalho se propôs a investigar o estabelecimento do raciocínio analógico por professores e alunos como um processo criativo quando eles foram estimulados a criar suas próprias analogias e as explicarem. Para cumprir tal tarefa, realizamos entrevistas com alunos da oitava série do ensino fundamental, professores de Química e o professor de Física destes alunos, utilizando as técnicas do método clínico de Piaget. Essas técnicas se fundamentam em uma intervenção sistemática do pesquisador diante da conduta do sujeito para esclarecer o sentido de suas ações, explicações (ou ambas) em diferentes momentos da entrevista. O tema dessas entrevistas foi ligação química. Elas foram registradas em áudio e em vídeo e transcritas. A partir da interpretação dessas transcrições, construímos os dados que foram apresentados e analisados neste trabalho. Nossos dados ressaltaram, principalmente, a influência dos objetivos do sujeito durante todo o processo de criação das analogias e que o conhecimento saliente dos professores e alunos são determinantes no tipo de comparação estabelecida e no número de relações mapeadas. Uma possível implicação dessas constatações é o fato de que, ao permitir que os alunos elaborem suas próprias analogias e, com isso atuem como agentes na construção de seu próprio conhecimento, o professor pode obter informações sobre o conhecimento disponível ao aluno com relação ao assunto que almeja ensinar e, a partir daí, fundamentar suas ações.
Abstract: ABSTRACT Analogies are a valuable resources for human thinking from which we can either acquire new knowledge or modify previous knowledge, thus exerting a relevant role in human cognition. Therefore, to understand how analogical reasoning is established becomes a necessary condition to understand how individuals learn. Despite the importance of such knowledge, there is little agreement about this kind of reasoning in the cognitive science literature. In this work, aiming at providing comprehensive explanations about the process, we accept that analogies are models that establish relationships between two domains: the familiar (analogous domain) and the non-familiar one (target domain). By understanding the notion of familiarity as an individual particularity, this work aims at investigating students and teachers analogical reasoning as a creative process in situations in which they were stimulated to generate their own analogies and to explain them. In order to do so, we interviewed eighth year fundamental level students, chemistry teachers and these students physics teacher by using the Piagets clinical method techniques. Such techniques are based on a systematic intervention of the researcher in the individuals behaviour in order to make the meaning of his/her actions, and explanations (or both) clear in different moments of the interview. Chemical bond was the theme of the interviews. They were audio- and video- recorded, transcribed by the researcher. From the interpretation of such transcriptions, we built the data that were presented and analysed in this work. Our data mainly emphasised the influence of the individuals aims during the whole process of elaboration of analogies, as well as that the students and teachers salient knowledge are determinative for both the type of comparison that is established and the number of relationships that are mapped. A possible implication of these conclusions is the fact that, allowing students to create their own analogies, thus acting as agent in the construction of their own knowledge, the teacher can obtain information about the students available knowledge related to the theme to be taught, and can basis his/her actions from these information.
Subject: Educação
Pratica de ensino
Ciencia Estudo e ensino (Elementar)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VHKM
Issue Date: 8-Aug-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_nilmara.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.