Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VJLS
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Etnomatemática e educação matemática crítica: conexões teóricas e práticas
Autor(es): Caroline Mendes dos Passos
Primeiro Orientador: Jussara de Loiola Araujo
Primeiro membro da banca : Marcelo de Carvalho Borba
Segundo membro da banca: Roseli de Alvarenga Corrêa
Terceiro membro da banca: Maria Laura Magalhaes Gomes
Resumo: Buscar uma valorização das formas de conhecer e interpretar a realidade dos diferentes grupos culturais (DAMBROSIO, 2001) e pretender a inserção em um ambiente de sala de aula de discussões relacionadas aos papéis desempenhados pela Matemática na sociedade (SKOVSMOSE, 1994) são, respectivamente, os principais propósitos da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica. Tendo como principal objetivo apontar conexões entre essas duas perspectivas, a presente investigação realizou-se por meio de duas abordagens: um estudo teórico de cada uma dessas perspectivas, buscando suas conexões, e um estudo prático, que se realizou a partir de observações de aulas de Matemática em uma escola de Belo Horizonte. Para a realização do estudo teórico, buscou-se as raízes históricas de cada uma dessas perspectivas, os seus principais conceitos e as características que viabilizam práticas pedagógicas segundo essas perspectivas. As conexões apontadas no estudo teórico orientaram a análise das situações observadas durante a etapa prática da investigação. Tal análise se deu por meio da configuração de possíveis situações imaginadas para duas situações correntes escolhidas para fazerem parte da dissertação. A partir dessa perspectiva de análise, foi possível colocar em prática o que é denominado por Skovsmose e Borba (2004) como o ato de pesquisar o que não é o caso, ou seja, imaginar outras ações e interações que podem se fazer presentes no contexto escolar observado e que abordem aspectos tanto da Etnomatemática quanto da Educação Matemática Crítica. Os resultados da pesquisa mostraram que é possível desenvolver uma prática pedagógica que valorize aspectos dessas duas perspectivas. Mais do que isso, os resultados direcionaram para uma melhor compreensão da Perspectiva Pedagógica da Etnomatemática e da utilização dos conceitos trazidos pela Educação Matemática Crítica em sala de aula, entendendo esse processo de compreensão como resultante de uma postura, que é encaminhada pelo professor, mas que interfere nas ações (e reações) de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional.
Abstract: Searching for the true worth of the ways to know and to interpret different cultural groups reality (DAMBROSIO, 2001) and intending to insert the discussions, inside the classroom, related to the roles performed by Mathematics in the society (SKOVSMOSE, 1994), these are, respectively, Ethnomathematics and Critical Mathematics Educations main purposes. This work aims to point out the connections between these two perspectives and it was accomplished by two approaches: theoretical and practical. The practical study took place from observing Mathematics classes in a school in Belo Horizonte. The theoretical study looked for the connections mentioned above, researching these perspectives historic roots, their concepts and the distinguishing attributes that enable to the pedagogical practices. The connections pointed out in the theoretical study guided the analyze of the observed situations during the practical stage. Such analyze happened by the arrangement of feasible imagined situations to the two current situations chosen to take part in the dissertation. From this perspective of analyze, it was possible to put into practice what is named by Skovsmose and Borba (2004) as the act of surveying what is not the case, that is, one can imagine other actions and interplays that may be present in the education context, approaching both Ethnomathematics and Critical Mathematics Education aspects. The outcomes of the research showed that it is possible to develop a pedagogical practice that values the aspects of those two perspectives. Furthermore, the outcomes directed to a better understanding towards the Pedagogical Perspective of Ethnomathematics and toward the utilization of the concepts brought by the Critical Mathematics Education in the classroom, taking in this process as a result of an attitude, set by the teacher, which interferes in the actions (and reactions) of all subjects involved in the educational process.
Assunto: Educação matemática
Matemática Estudo e ensino
Educação
Pratica de ensino
Práticas pedagógicas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VJLS
Data do documento: 19-Jun-2008
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