Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VNS4
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Relações entre consciência fonológica, escrita e leitura em testes do programa Brasil Alfabetizado
Authors: Ana Paula Campos Cavalcanti
First Advisor: Francisca Izabel Pereira Maciel
First Co-advisor: Delaine Cafiero Bicalho
First Referee: Delaine Cafiero Bicalho
Second Referee: Cláudia Lemos Vóvio
Third Referee: Maria Lucia Castanheira
Abstract: Esta pesquisa procura compreender como se relacionam os progressos na aquisição da leitura e da escrita com o desenvolvimento das habilidades de reflexão fonológica em aprendizes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em processo de alfabetização.. Para realização desta pesquisa, aplicamos em 70 alunos da Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), vinculados a três instituições de ensino de Minas Gerais, um dos testes que o Programa Brasil Alfabetizado utiliza para avaliar seus alfabetizandos. Objetivamos verificar até que ponto as habilidades de reflexão fonológica se correlacionam à aquisição da leitura e da escrita. Para melhor compreensão do processo de Apropriação do Sistema Alfabético, utilizamos a teoria da Psicogênese da Escrita, proposta pela pesquisadora Emília Ferreiro (FERREIRO, 1985). No processo de alfabetização, consideramos a leitura como processo cognitivo de construção de sentidos (CAFIERO, 2005) e admitimos a importância do conceito de letramento (SOARES, 2004). Além disso, sustentamos o conceito da consciência fonológica definida, genericamente, como a capacidade para manipular (mover, combinar ou suprimir), de maneira consciente, os elementos sonoros das palavras orais (TUMER E KOHL, 1991). Na aplicação dos testes, foram feitos registros áudio-visuais para melhor observarmos as estratégias utilizadas pelos aprendizes no momento da resolução das questões, além de entrevistas com os participantes da pesquisa. Para a análise dos dados, elegemos questões dos testes, relacionadas à leitura, escrita e habilidades fonológicas, procurando verificar as possíveis correlações entre os resultados. Os dados da pesquisa evidenciam que, mesmo em diferentes etapas do processo de alfabetização, expostos a diferentes metodologias de ensino ou oriundos de diferentes instituições, os alfabetizandos apresentam pequena variação nos índices de acerto nas questões de consciência fonológica, escrita e leitura, sugerindo a relação de causalidade recíproca dessas aprendizagens. Concluímos que nossos resultados corroboram as pesquisas que afirmam ser a relação entre consciência fonológica e a aquisição da escrita e da leitura de causalidade recíproca, ou seja, estas se relacionam entre si de maneira interativa (MORAIS E LIMA, 1989; MORAIS, 2004; PERFETTI ET AL, 1987; WAGNER, TORGENSEN E RASHOTTE, 1994).
Abstract: This research attempts to comprehend how the progresses in reading and writing acquisition and the development of phonologic reflection abilities relate in learners in a process of literacy of the Youth and Adult Education (EJA Program). For the realization of this research, 70 students of the Youth and Adult Literacy (AJA Program) linked to three teaching institutions of Minas Gerais, were tested with one of the tests that the Literate Brazil Program utilizes to evaluate those who are becoming literate. The objective was to verify to what extent phonologic reflection abilities are correlated to reading and writing acquisition. To better the comprehension of the Alphabet System Appropriation process, the Psychogenesis of Writing theory, proposed by the researcher Emilia Ferreiro (FERREIRO, 1985), was used. Reading as a cognitive process of construction of the senses (CAFIERO, 2005), and the importance of the concept of letramento (SOARES, 2004)were considered in the process of literacy. Furthermore, the concept of the phonological conscience, generically defined as the capacity to consciously manipulate (move, combine or suppress) the sonorous elements of oral words (TUMER AND KOHL, 1991), was sustained. In the application of the tests, audio visual records were taken to better observe the strategies utilized by the learners at the moment of question resolution, as well as in the interviews with participants of the research. For the analysis of the data, questions of the text related to reading, writing and phonological abilities, were elected attempting to verify the possible correlation of the results. The research data evidences that even in different phases of the literacy process, exposed to different teaching methodologies or from different institutions, literacy students present little variation in the index of correct responses to questions of phonological conscience, reading and writing; suggesting a reciprocal causality of these learning processes. It is concluded that these results corroborate with research that affirms that the relation between phonological conscience and reading and writing acquisition, is of reciprocal causality, in other words, these relate amongst each other in an interactive manner (MORAIS E LIMA, 1989; MORAIS, 2004; PERFETTI et al, 1987; WAGNER, TORGENSEN E RASHOTTE, 1994).
Subject: Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VNS4
Issue Date: 31-Aug-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_ana_paula_campos.pdf4.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.