Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84WMX4
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Informatização da rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte: uma análise do seu impacto sobre o trabalho docente
Authors: Jacqueline de Castro Laranjo
First Advisor: Fernando Selmar Fidalgo de Oliveira
First Referee: Daniel Ribeiro Silva Mill
Second Referee: Maria de Lourdes Rocha de Lima
Abstract: A dissertação versa sobre o impacto das tecnologias da informação e comunicação no processo de trabalho dos docentes do ensino fundamental e da modalidade de educação de jovens e adultos em escolas da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo foi analisar o impacto das tecnologias no processo de trabalho docente, tendo em vista que, no atual contexto econômico, volta-se para a exploração do componente intelectual do trabalhador, caracterizando a nova forma assumida pela exploração calcada na mais-valia relativa. Assim, buscou-se identificar o modo pelo qual os docentes incorporam essa tecnologia em sua prática pedagógica considerando questões como tempo e intensificação do trabalho, procurando verificar como estes se mobilizam individualmente ou coletivamente para se apropriarem dessa materialidade disponível na escola e, ainda, analisando as condições de formação contínua e de profissionalização destes docentes. A estratégia metodológica utilizada foi o estudo de caso com observação livre, análise documental e entrevistas semi-estruturadas, essa abordagem foi escolhida, por ser mais interessante na constatação da inserção de novas tecnologias sob o olhar do trabalhador docente. O uso de uma abordagem qualitativa aqui se justifica por ser a análise do processo de trabalho docente um estudo complexo, de natureza social na qual o entendimento do contexto social torna-se um elemento importante para a pesquisa. Foram selecionadas três escolas da rede municipal Belo Horizonte com salas de informática inseridas em um contexto de baixo nível sócio-econômico, mas que por suas políticas e práticas pedagógicas conseguiam fazer diferença no desempenho de seus alunos. Durante a observação foi realizada uma pesquisa documental nos projetos políticos pedagógicos e grade curricular dessas escolas para o levantamento de dados referentes à implantação das tecnologias. Foram entrevistados seis professores, sendo dois docentes por escola que desenvolvessem projetos relacionados ao uso da tecnologia e ainda dentre eles, um que tivesse participado da formação em tecnologia oferecida pela GPLI/SMED e outro, não. Os resultados obtidos apontam que a implementação e utilização dos computadores nas escolas investigadas existe, porém se apresentam de forma ainda incipiente e inadequada. Em relação aos impactos das tecnologias no trabalho docente percebe-se uma contradição na fala dos sujeitos entrevistados. Mesmo destacando mudanças significativas na prática pedagógica a partir da utilização das tecnologias em seu processo de trabalho, durante a observação, pode-se verificar que na verdade não há alteração significativa, seguem dando aulas expositivas usando o computador. Verificou-se, ainda, que a tecnologia intensifica o trabalho do professor que usa esse recurso de uma forma inconsciente em seus momentos de lazer e descanso revelando uma exploração do componente intelectual do trabalhador docente. Constatou-se ainda que a formação docente, continuada e/ou em serviço, para apropriação e uso do computador é ainda insuficiente, precária e de curta duração, necessitando ser repensada no sentido de preparar os professores para a perspectiva transformadora do uso do computador na educação. Os resultados apontam para a necessidade de se discutir de maneira mais profunda e coletiva a estrutura organizacional das escolas municipais, de modo a possibilitar que seus tempos e espaços sejam mais flexíveis e acessíveis à incorporação das tecnologias.
Abstract: The dissertation described the impact of informatics and communication technologies on the teachers work process of the Primary Education and the Education for Young and Adult People on Belo Horizonte public schools. The objective was to analyze the technology impact on the teachers work, focusing the nowadays economical context, turned to the exploration of the intellectual work component, characterizing the assumed new form of the exploration based on relative surplus value. So we tried to find how to identify a way as teachers could incorporate these technologies on their classes considering aspects as time and work intensification. We will try to verify how these aspects could mobilize individually or together for the appropriation of these instruments available at the school and also analyzing the conditions of continuous formation and the teachers professional growth. The methodological strategy was used on this case study with free observation, documental analyzes and semi-structure interviews. These methods were chosen because they are more interesting on the observation of the new technologies insertion on the teachers view. The use of this qualitative approach was justified for the process analyses on the teachers work as a complex study on the social nature where the social context understanding became an important element for this research. There were selected three primary education of Belo Horizonte public school with computers rooms and focusing a low social economical context, but the schools should make difference with their politics and pedagogical practices for the students development. During the observation a documental research on the pedagogical politics projects and the curriculum school classes for research data referring to the technology implantation. There were interviewed six teachers, two of them because of projects development related with the technology use and between the teachers we chose one teacher that had technology formation offered by GPLI/SMED and other teacher that didnt have. The results showed computers implementation and its use on the analyzed schools. Although, the computers rooms were incipient and inadequate. The technologies impact on the teachers work showed a contradiction on the interviewed teachers speech. Even showing significant changes on the pedagogical practice because of the technology use, we couldnt verify a significant change, the teachers kept using expositive classes using the computer. We could observe that the technologies intensified the teachers work that used the equipment on their free time. This could be an abuse of the intellectual teachers work. We could observe that the teachers formation were continuous or at work but they were still insufficient, with short time and poor. Its necessary to prepare the teachers for the new changing perspective of the computers use on the education. The results showed the need to argue about the schools structure and organization on a deep way and collective understanding to show ways for flexible times and spaces to incorporate the technology.
Subject: Educação
Professores  Pratica de ensino 
Informatica na educação  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84WMX4
Issue Date: 29-Aug-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_jacqueline_de_castro_laranjo.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.