Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84WNSS
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aracy Alves Martins Evangelistapt_BR
dc.contributor.referee1Cristina Mellopt_BR
dc.contributor.referee2Magdah Becker Soarespt_BR
dc.creatorMaria Elisa de Araujo Grossipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T12:29:20Z-
dc.date.available2019-08-11T12:29:20Z-
dc.date.issued2008-08-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-84WNSS-
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the reading and writing practices under the perspective of literacy which employ authentic materials of several textual genres so as to systematize the reading and writing learning process. The key questions of this investigation came up from the researchers experience as both a kindergarten teacher and a teachers formation professor. Questions such the following were asked: Is it possible to teach reading and writing through authentic texts? Is it possible to develop literate skills while teaching reading and writing? Is it possible to develop written language skills in he context of appropriation of reading and writing skills? What sort of reading and writing practices might be developed for children who can not read and write conventionally? The theoretical support of the research is the discourse-heading perspective of language which considers language as an interactive process between speakers. Reading and writing teaching is conceived as a complex phenomenon which requires a methodological systematization, on the part of the teacher, looking to a progressive inclusion of the children. This study was carried out based on case study, class observation, filming, interviews, and so on. The study was conducted with a six-year-old class and their teacher, a seasoned kindergarten teacher who employs textual genres in her everyday practice. The classes that showed reading and writing as a dynamic process in which the material read and written allowed for knowledge generation through the participants interaction were analyzed. The children who still could not read and write were capable of reading and writing under the intervention of their teacher. The study made for an understanding of how the employment of authentic materials in the classrooms allows for a more meaningful learning and tune students in to a reality out of the school. Keywords: literacy, reading and writing skills, textual genres, props and intervention.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto as práticas de alfabetização desenvolvidas na perspectiva do letramento, ou seja, que se utilizam de diferentes gêneros textuais ou suportes de textos na sistematização do processo da aprendizagem da leitura e da escrita. As perguntas centrais da investigação nasceram da experiência da pesquisadora como alfabetizadora e formadora de professores e giram em torno das seguintes indagações: é possível alfabetizar utilizando-se de textos autênticos? É possível letrar alfabetizando? É possível desenvolver habilidades de uso da língua escrita no contexto de apropriação das habilidades de leitura e de escrita? Que práticas de leitura e de escrita é possível desenvolver com crianças que ainda não lêem e não escrevem convencionalmente? A base teórica da pesquisa é a perspectiva enunciativo-discursiva da língua, que a considera um processo de interação entre sujeitos. A alfabetização é entendida como um fenômeno complexo, que exige uma sistematização das ações pedagógicas por parte da alfabetizadora, para a progressiva inserção das crianças em práticas sociais letradas. O estudo de caso foi adotado como estratégia metodológica de investigação, e os instrumentos principais para a coleta de dados foram a observação participante, a filmagem e gravação das aulas, a utilização do caderno de campo e as entrevistas. A pesquisa foi realizada numa turma de crianças de seis anos da rede municipal, cuja professora alfabetiza com os gêneros textuais e tem sua prática reconhecida. Para as análises, foram selecionadas aulas que evidenciaram os processos de leitura e de escrita como dinâmicos, dialógicos, em que os textos lidos e produzidos possibilitaram a produção de conhecimentos a partir da interação: nos eventos observados, as crianças produziram leituras e escritas a partir da mediação da alfabetizadora. O estudo proporcionou a compreensão de que a utilização de gêneros textuais e de suportes de textos na sala de aula possibilita uma aprendizagem mais significativa e abre a porta da escola para a vida que acontece fora dela.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectSuportes dept_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subject.otherLeitura  Estudo e ensino  DLC pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherGêneros literários pt_BR
dc.subject.otherAlfabetização  Mediação  pt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEscrita  Estudo e ensino  DLC pt_BR
dc.titleA mediação alfabetizadora na produção de leitura e de escrita de gêneros e suportes textuais: o desafio de alfabetizar na perspectiva do letramentopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006202647___maria_elisa_de_ara_jo_grossi.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.