Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XGRB
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francisca Izabel Pereira Macielpt_BR
dc.contributor.referee1Irlen Antônio Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee2Luciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.creatorFernanda Cristina Campos da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T00:11:02Z-
dc.date.available2019-08-14T00:11:02Z-
dc.date.issued2008-08-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XGRB-
dc.description.abstractAvec ce travail nous avons eu le but détudier et de comprendre la mise en oeuvre de la Reforma João Pinheiro par le biais des difficultés des élèves à conclure lenseignement primaire dans le délai de quatre ans et du grand redoublement dans la première année de lécole au Grupo Escolar Paula Rocha à Sabará, entre 1907 e 1916. Nous avons mis laccent sur la première classe de lenseignement primaire qui y est entrée en 1907, lannée de la création du Grupo Escolar et nous lavons acompagnée jusqen 1916. Cette période marque la première décennie de lintroduction de lenseignement progréssif de quatre ans. Nous avons explicité les pratiques scolaires dans lorganisation des années scolaires (de la première à la quatrième) en mettant laccent sur le quotidien du Grupo, surtout en ce qui concerne le redoublement et le délaissement de lécole primaire, et en mettant en rélation ces pratiques et la législation de la période. Pour la recherche nous avons pris par documents principaux les rapports de directeurs et dinspecteurs, les actes des examens, les livres dinscription et la législation mineira concernant la période étudiée. Pour lanalyse des documents quelques auteurs insérés dans le débat sur culture scolaire et pratique scolaire se sont montrés fondamentaux, tel que Chervel (1990, 1998), Julià (2001), Faria Filho (1996, 2007) et Vidal (2005); avons nous pris aussi par référence les études sociologiques de Lahire (1997) et Charlot (2000) pour analyser le redoublement des élèves. Ce travail a explicité les difficultés dimplantation de la reforme et le caractère créatif de lécole une fois que les institutrices, auprès de la direction, reconstruisent-elles dans leur quotidien les pratiques scolaires du Grupo concerné. Notre étude a le propos de donner une contribution à lhistoire des pratiques scolaires de lécole primaire mineira.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, buscamos investigar e compreender a implementação da Reforma João Pinheiro a partir dos impasses dos alunos em concluir o primário em quatro anos e da grande retenção no 1º ano do curso, no Grupo Escolar Paula Rocha, da cidade de Sabará, entre 1907 e 1916. Assim, enfocamos a primeira turma de 1º ano primário que ingressou em 1907, ano da criação do Grupo Escolar, e a acompanhamos até 1916. Esse período marca a primeira década da introdução de uma importante Reforma Educacional em Minas Gerais, responsável pela criação dos grupos escolares e pela introdução do ensino graduado, prevendo quatro anos para a sua conclusão. Preocupamo-nos em explicitar as práticas escolares acerca da organização dos anos escolares (1º ao 4º ano), enfocando o cotidiano do grupo, principalmente em relação à retenção e à não conclusão do primário, relacionando-as com a legislação do período. Utilizamos como fontes principais os relatórios de diretores e inspetores, as atas de exames, os livros de matrículas e a legislação mineira referente ao período aludido. Para a análise das fontes, alguns autores inseridos no debate sobre cultura escolar e práticas escolares foram fundamentais, como Chervel (1990, 1998), Julia (2001), Faria Filho (1996, 2007) e Vidal (2005); também nos apoiamos nos estudos sociológicos de Lahire (1997) e Charlot (2000) para a análise da retenção dos alunos no primeiro ano de escolarização. Este trabalho evidenciou as dificuldades de implementação da reforma e o caráter criativo da escola, visto que as professoras junto à direção vão recriando, em seu cotidiano, as práticas escolares do grupo em questão. Nosso estudo pretende ser uma contribuição para a história das práticas escolares da escola primária mineira.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas escolarespt_BR
dc.subjectReforma João Pinheiropt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolaspt_BR
dc.subject.otherEnsino de primeiro graupt_BR
dc.subject.otherReforma do ensinopt_BR
dc.titleA reforma João Pinheiro nas práticas escolares do Grupo Escolar Paula Rocha - Sabará (1907-1916)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissfernandarocha.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.