Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XPQJ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Alice de Lima Gomes Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tânia de Freitas Resendept_BR
dc.contributor.referee1Dilia Maria Andrade Glóriapt_BR
dc.contributor.referee2Angela Imaculada L de F Dalbenpt_BR
dc.creatorElania Duarte Dinizpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T15:31:26Z-
dc.date.available2019-08-09T15:31:26Z-
dc.date.issued2008-09-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XPQJ-
dc.description.abstractThe existing research try to inquire how it works in established schools by cycles, the relationship between family and school, concentrating specifically in experiences and ideas concerning to school test presented by two of these institutions. In order to achieve the purpose expected in this study it was performed an investigation of sociological meaning prospecting an elementary school from state body in Belo Horizonte. The research informations were gathered observing and inspecting the school daily, analyzing school papers, government papers and beyond everything else 17 interviews partly organized with educators and parents of students. It was attempted to search in which reasonable scales and socialization patterns families and schools have mutual influence, constructing conducts, ideas and methods of both institutions related to the cycle proposal evaluation. The conclusion consists that the education institute researched in this case is responsable to undertake the premises of abstract aspects of this cycle proposal related to pedagogical activities with families and to the methods of assessments. However the accomplished execution and the provided ideals of the cycles educational process is based still in a complex case, ambiguous and unfinished on this inquired school, creating an inopportune and bewilderment feeling among these two groups: family and school. There is no hesitation to say that the school test is a source of conflict - implicit or explicit - on the scene of interactions between parents and teachers. This theory supports the intense contradiction among the conduct common-sense of popular families and schools common-sense on that refer cycle proposal evaluation.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa procurou investigar como ocorre, em escolas organizadas por ciclos, a relação entre a família e a escola, focalizando, especificamente, as práticas e concepções em torno da avaliação escolar, apresentadas por essas duas instituições. Para atingir os objetivos previstos neste estudo, realizou-se uma investigação de cunho sociológico, pesquisando uma escola de nível fundamental da rede estadual de ensino em Belo Horizonte. Os dados da pesquisa foram colhidos através da observação e registro do cotidiano escolar, da análise de documentos escolares e governamentais e, sobretudo, das 17 entrevistas semi-estruturadas realizadas com educadores e pais de alunos. Procurou-se investigar de que forma e em que medida as lógicas e padrões de socialização da família e da escola se influenciam mutuamente, configurando condutas, concepções e estratégias de ambas as instituições em relação à avaliação na proposta de ciclos. A conclusão é de que o estabelecimento de ensino pesquisado vem empreendendo uma aproximação com os pressupostos teóricos da proposta de ciclos, no que se refere à dinâmica pedagógica, à relação com as famílias e ao processo avaliativo. No entanto, a efetivação das práticas e dos ideais estipulados por essa política educacional constitui-se, ainda, num processo, complexo, ambíguo e inconcluso na escola investigada, gerando incômodo e desorientação em relação às duas instâncias que protagonizaram este trabalho: família e escola. A avaliação escolar é, sem dúvida, uma das fontes de conflitos - implícitos ou explícitos - no quadro das interações entre pais e professores. Confirma-se, portanto, que há uma forte contradição entre as lógicas que orientam as práticas das famílias populares e as lógicas escolares naquilo que se refere à avaliação na proposta de ciclos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectCiclospt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherAvaliação escolarpt_BR
dc.titleRelação família-escola e avaliação escolar: um estudo no contexto dos ciclospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_pdf__2_.doc___el_nia.pdf561.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.