Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84ZHFC
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Concepções de licenciandos sobre ensino e aprendizagem: análise de uma disciplina de prática de ensino de ciências biológicas
Authors: Manuela Gomes Lopes
First Advisor: Sergio Dias Cirino
First Co-advisor: Silvania Sousa Nascimento
First Referee: Jair Lopes Junior
Second Referee: Julio Emilio Diniz Pereira
Abstract: O presente trabalho investigou, no primeiro semestre letivo de 2006, a disciplina Prática de Ensino de Ciências Biológicas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. O objetivo geral foi caracterizar o modo como os temas ensino e aprendizagem foram nela apresentados, e identificar concepções de licenciandos em relação aos mesmos. A observação sistemática da disciplina, com registro audiovisual e em caderno de campo, possibilitou sua caracterização e análise. Por meio de entrevistas semi-estruturadas, identificaram-se concepções de licenciandos relacionadas ao ensino e à aprendizagem, de maneira geral, e ao ensino e à aprendizagem de ciências, em específico. Constata- se que os temas ensino e aprendizagem foram abordados em vários momentos da disciplina que, por sua vez, configurou-se como espaço propiciador de debates e reflexões relativas a aspectos da formação docente. Os licenciandos revelaram, em suas respostas às questões das entrevistas, uma diversidade de elementos. Expressaram, em suas concepções, múltiplas dimensões dos processos de ensino e aprendizagem, que puderam ser analisadas sob o enfoque de várias teorias, em particular do campo da Psicologia. Foram estabelecidas aproximações entre as concepções expressas e foram indicados aspectos comuns às respostas dos entrevistados. Ressaltaram-se articulações entre as duas situações da pesquisa (observações e entrevistas). Evidenciou-se a relação estreita existente entre ensino e aprendizagem e ensino e aprendizagem de ciências.
Abstract: The Biology Teaching Methods course, a part of the Biological Sciences Teacher Education Program, at a Brazilian public school, was the topic surveyed during the first school semester in 2006 for the present work. The main objective was to picture the way both teaching and learning were presented during the course and to identify whatever conceptions the student teachers have about these two particular points. Characterization and analysis were obtained through systematic observation of the subject, including audiovisual registration and the recording in field notebook. Semistructured interviews were applied to identify students conceptions on teaching and learning, in a broad sense and, in a specific way, the teaching and learning of Sciences. It is noticeable that teaching and learning were topics approached several times along the development of the subject course which proved to be a space proper for the establishing of debates and reflections related to aspects of teacher education. Varied elements were obtained from the students answers. They unveiled multiple dimensions of the teaching and learning processes which could be analyzed based on several theoretical approaches, particularly from the realm of Psychology. Relationships between stated conceptions were established and common points in the answers indicated. Connections between the two research situations (observation and interviews) were pointed out. It was evident the narrow relation existing between teaching and learning and the teaching and learning of sciences.
Subject: Biologia Estudo e ensino
Educação
Professores Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84ZHFC
Issue Date: 29-Aug-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000644.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.