Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84ZHFC
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Concepções de licenciandos sobre ensino e aprendizagem: análise de uma disciplina de prática de ensino de ciências biológicas
Autor(es): Manuela Gomes Lopes
primer Tutor: Sergio Dias Cirino
primer Co-tutor: Silvania Sousa Nascimento
primer miembro del tribunal : Jair Lopes Junior
Segundo miembro del tribunal: Julio Emilio Diniz Pereira
Resumen: O presente trabalho investigou, no primeiro semestre letivo de 2006, a disciplina Prática de Ensino de Ciências Biológicas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. O objetivo geral foi caracterizar o modo como os temas ensino e aprendizagem foram nela apresentados, e identificar concepções de licenciandos em relação aos mesmos. A observação sistemática da disciplina, com registro audiovisual e em caderno de campo, possibilitou sua caracterização e análise. Por meio de entrevistas semi-estruturadas, identificaram-se concepções de licenciandos relacionadas ao ensino e à aprendizagem, de maneira geral, e ao ensino e à aprendizagem de ciências, em específico. Constata- se que os temas ensino e aprendizagem foram abordados em vários momentos da disciplina que, por sua vez, configurou-se como espaço propiciador de debates e reflexões relativas a aspectos da formação docente. Os licenciandos revelaram, em suas respostas às questões das entrevistas, uma diversidade de elementos. Expressaram, em suas concepções, múltiplas dimensões dos processos de ensino e aprendizagem, que puderam ser analisadas sob o enfoque de várias teorias, em particular do campo da Psicologia. Foram estabelecidas aproximações entre as concepções expressas e foram indicados aspectos comuns às respostas dos entrevistados. Ressaltaram-se articulações entre as duas situações da pesquisa (observações e entrevistas). Evidenciou-se a relação estreita existente entre ensino e aprendizagem e ensino e aprendizagem de ciências.
Abstract: The Biology Teaching Methods course, a part of the Biological Sciences Teacher Education Program, at a Brazilian public school, was the topic surveyed during the first school semester in 2006 for the present work. The main objective was to picture the way both teaching and learning were presented during the course and to identify whatever conceptions the student teachers have about these two particular points. Characterization and analysis were obtained through systematic observation of the subject, including audiovisual registration and the recording in field notebook. Semistructured interviews were applied to identify students conceptions on teaching and learning, in a broad sense and, in a specific way, the teaching and learning of Sciences. It is noticeable that teaching and learning were topics approached several times along the development of the subject course which proved to be a space proper for the establishing of debates and reflections related to aspects of teacher education. Varied elements were obtained from the students answers. They unveiled multiple dimensions of the teaching and learning processes which could be analyzed based on several theoretical approaches, particularly from the realm of Psychology. Relationships between stated conceptions were established and common points in the answers indicated. Connections between the two research situations (observation and interviews) were pointed out. It was evident the narrow relation existing between teaching and learning and the teaching and learning of sciences.
Asunto: Biologia Estudo e ensino
Educação
Professores Formação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84ZHFC
Fecha del documento: 29-ago-2007
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1000000644.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.