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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-854GYS
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Ensino, literatura e formação de professores na educação superior: retratos e retalhos da realidade mineira |
Authors: | Micheline Madureira Lage |
First Advisor: | Maria das Gracas Rodrigues Paulino |
First Referee: | Hilda Orquidea Hartmann Lontra |
Second Referee: | João Luis Cardoso Tápias Ceccantini |
Third Referee: | Aracy Alves Martins Evangelista |
metadata.dc.contributor.referee4: | Maria Zilda Ferreira Cury |
Abstract: | A pesquisa tem como objeto o estudo dos direcionamentos do ensino de Literatura nas faculdades federais de Letras (licenciaturas) do Estado de Minas Gerais e suas relações com as demandas provenientes da Educação Básica. Ao longo da tese, é traçado um painel do tratamento que os docentes da área literária dispensam aos processos de formação de professores de Literatura que atuarão nos ensinos Fundamental e Médio. Além disso, apreendem-se diversos olhares dessas instituições acerca das relações literatura/ensino. A partir daí, levanta-se uma série de reflexões sobre tais processos, delineando-se o lugar que a literatura ocupa contemporaneamente nessas universidades. Para realizar a análise, a pesquisa empregou as abordagens qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram uma relação estreita e complexa entre universidade/literatura/sociedade. Cidades como Belo Horizonte e Juiz de Fora onde há predominância de uma cultura metropolitana apresentaram cursos de Letras em que a formação do professor de Literatura ocorre em um ambiente de pouco diálogo com a comunidade na qual estão inseridos, bem como com a realidade da Educação Básica. O mesmo se deu em Ouro Preto, talvez em decorrência de sua proximidade geográfica com a capital mineira. O lugar que a literatura ocupa em tais cursos carrega consigo um traço de distinção. Os cursos de Letras localizados em cidades interioranas voltam-se mais para questões ligadas ao ensino e há uma preocupação maior com a formação do professor de Literatura. Observou-se também que, em tais cidades, a comunidade acadêmica está mais próxima da população. A análise dos dados também apontou uma fragilidade maior no repertório cultural dos alunos do interior e, nesse contexto, a literatura apresenta maior possibilidade de ser didatizada. Embora tenham sido registradas ricas experiências literárias em todas as faculdades de Letras, nota-se que a universidade, como expressão da sociedade atual pragmática, utilitarista corre o risco de deslocar a literatura para dois eixos: o da distinção e o da pedagogização. Algumas instituições já apontam para um diálogo entre literatura e educação, evidenciando que uma alternativa de renovação e de ultrapassagem da dicotomia distinção/pedagogização da literatura é possível. |
Abstract: | Cette recherche a pour objet une étude concernant les orientations données sur enseignement de la littérature dans des cours qui visent la licence ès-Lettres, dans des facultés publiques de lÉtat du Minas Gerais et les relations que ces orientations gardent avec es demandes faites par l´école élémentaire. Au long de cette thèse, on a conçu un tableau pour déterminer comment les littéraires songent aux processus de formation des futurs professeurs de littérature, soit comment vont-ils pratiquer ce quils ont appris à lUniversité une fois devenus enseignants dans des collèges ou lycées. Cest à partir de cette approche quon a pu soulever une série de réflexions sur de méthodes utilisées, tout en emphatisant la place qui occupe la littérature au sein des universités objet de notre recherche. Lanalyse des données obtenues a été faite par des abordages qualitatifs et quantitatifs. Les résultats ont montré une relation étroite et complexe entre luniversité/la littérature/la société. Dans des grandes villes comme Belo Horizonte et Juiz de Fora (et aussi à Ouro Preto, sans doute à cause da sa proximité avec la capitale de lEtat) on a pu observer que, dans les cours de Lettres, la formation des professeurs de littérature est faite sans trop prendre en compte le dialogue entre la communauté et ces cours ; on peut dire quils sont éloignés de la réalité de ´école élémentaire. La littérature est donc vue dans sa « noblesse » et non dans son côté pratique. Pourtant, dans des villes plus petites ou plus provinciales que celles citées ci-dessus, es cours de littérature se tournent plus vers la pratique didactique doù une préoccupation plus accentuée avec la formation des futurs enseignants. Mais, les données ont indiqué quil y a une plus grande fragilité en ce qui concerne le répertoire culturel de ces étudiants et, dans ce contexte, il est plus facile de « didactiser » la littérature. Bien que de expériences enrichissantes autour de lenseignement de la littérature comme un tout ont été enregistrées dans toutes les facultés de lettres, on a pu noter que dans lUniversité, en tant que lieu par excellence de lexpression de la société actuelle, dans leur côté pragmatique et utilitariste on court le risque de restreindre la littérature dans deux grands axes: celui de la distinction (dans le sens de : « élégance ») et celui de la « pédagogisation ». Certains établissements scolaires pointent déjà pour un dialogue entre littérature et éducation en rendant évident quune alternative de renouvellement et de dépassement de la dicotomie « distinction »/ « pédagogisation » de la litérature demeure encore possible. |
Subject: | Educação Ensino superior Literatura brasileira Estudo e ensino Professores Formação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-854GYS |
Issue Date: | 25-Feb-2010 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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